PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Onda de calor em BH exige uma série de cuidados com a saúde

Siga no

O calor excessivo pode desencadear quadros de desidratação, insolação e intoxicação alimentar (Pixabay/Reprodução)

Compartilhar matéria

Nos próximos dias, Belo Horizonte e outras cidades mineiras podem registrar até 7°C acima da média deste período do ano. Prevista para chegar em BH já nesta quarta-feira (12/2), a onda de calor deve persistir na capital até a próxima terça-feira (18/2). Esse tipo de fenômeno é ocasionado pela chegada de massas de ar quente e seco na atmosfera.

Para manter o corpo funcionando bem em meio às altas temperaturas, é necessário ter uma série de cuidados com a saúde. Em entrevista ao Central 98 1ª Edição, a médica Tatiana Rage disse que o calor excessivo pode desencadear quadros de desidratação, insolação e intoxicação alimentar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por esse motivo, exagerar na hidratação é o recomendado durante os dias de altas temperaturas. Além disso, também é necessário redobrar a atenção com a alimentação.

“Na rua, prefira alimentos mais frescos, como frutas ou alimentos preparados na hora. Cuidado com comidas com maionese, com molhos, comida japonesa, coisas que estragam com facilidade. Também é preciso usar roupas mais leves e realizar atividades ao ar livre em horários mais frescos, antes das 9h e depois das 17h”, recomenda a especialista.

A médica explica, ainda, que não se deve esperar a sede vir para beber água. É preciso ter uma garrafinha sempre ao alcance das mãos para manter a hidratação constantemente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O paciente pode estar em um quadro de desidratação quando apresenta sintomas como fadiga, tontura e dor de cabeça que não melhora. Em casos mais graves, esse paciente pode ter uma insuficiência renal aguda. Quando o paciente chega a sentir sede ele já pode estar desidratado. Então, em dias mais quentes, é importante manter a hidratação mesmo sem estar com sede”, reforçou.

Tatiana também explica que bebidas alcóolicas devem ser evitadas em meio ao “calorão”, ainda que seja difícil resistir àquela cervejinha em dias quentes.

“O álcool é um risco porque ele pode aumentar a desidratação. Ele inibe um hormônio do nosso corpo responsável por essa regulação e a pessoa acaba, também, perdendo água pela urina”, disse.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

BH registra mínima de 10,2°C nesta segunda-feira; veja como fica o tempo ao longo da semana

Após incêndio em garagem, frota reserva será usada para manter circulação dos ônibus em BH

Moradores e funcionários ajudaram a salvar ônibus de incêndio que destruiu garagem no Dom Cabral: ‘parecia um inferno’

VÍDEOS: Fumaça de incêndio no Dom Cabral é vista de diferentes pontos de BH

Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge garagem de ônibus em BH

Frio perde força e temperaturas voltam a subir em BH ao longo da semana; veja a previsão

Últimas notícias

Terremoto de magnitude 7,8 deixa mortos e feridos nas Filipinas; alerta de tsunami foi emitido

Israel promete retaliação após Irã lançar mísseis em meio à escalada de tensão no Oriente Médio

Casal é levado à delegacia por gerar tumulto após confundir símbolo de quadrilha junina com estrela do PT 

Em jogo alucinante, Brasil vence a Itália e assume liderança da VNL Feminina

Eriksen volta a desmaiar em campo, e amistoso entre Dinamarca e Ucrânia é encerrado

Cruzeiro se acerta com Racing por Gabriel Rojas

Wesley faz forte desabafo após ser cortado da Copa do Mundo 

Wesley é cortado da Copa do Mundo por lesão; Ex-Cruzeiro é convocado

Golpes ligados à Copa do Mundo quase dobram e acendem alerta para torcedores