PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Praça do Papa é reaberta parcialmente neste sábado após um ano e meio de obras

Siga no

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, no platô intermediário, está em fase de conclusão o assentamento de cerâmica e o plantio de grama nos taludes. Já o platô inferior aguarda a execução do paisagismo (Foto: Qu4rto Studio/ Acervo Belotur/ Divulgação).

Compartilhar matéria

Em reforma desde fevereiro de 2024, a Praça do Papa, um dos cartões postais de Belo Horizonte, foi reaberta parcialmente para o público na manhã deste sábado (30/8). Durante a cerimônia de entrega das obras, o prefeito Álvaro Damião (União) disse que o point contará com a vigilância da Guarda Municipal por 24 horas.

“Hoje estamos inaugurando a primeira parte da praça, que é a parte de cima. Até o final do ano vamos inaugurar a parte de baixo”, anunciou o prefeito em suas redes sociais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, no platô intermediário, está em fase de conclusão o assentamento de cerâmica e o plantio de grama nos taludes. Já o platô inferior aguarda a execução do paisagismo.

Entre os espaços que irão integrar os diferentes níveis da praça, estão previstos a instalação de um novo playground, de equipamentos da Academia da Cidade e de um banheiro público. Esses equipamentos encontram-se em fase de preparação para execução.

O projeto contempla ainda a demolição e recomposição de todo o piso da praça, respeitando o desenho e as cores originais, além da modernização da iluminação, implantação de irrigação automática, revitalização do mobiliário urbano e integração da área onde hoje está o playground à área verde. As áreas que continuarão em obras da Praça do Papa permanecerão fechadas, mas sem impacto no trânsito da região. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final deste ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Obra passou por série de atrasos

A previsão inicial da Prefeitura de Belo Horizonte era de que as intervenções terminassem em dezembro de 2024. O prazo de entrega foi prorrogado para 17 de julho deste ano e, depois, para 14 de dezembro de 2025.

Em entrevista na rádio 98 News, Damião disse que o que atrasou as obras foi um item específico: o piso, que é tombado e só pode ser produzido por uma única empresa no Brasil.

“A gente lembra que ela é tombada, e o piso é tombado. Por causa desse tombamento, a gente teve o atraso na obra. A empresa que fornece o piso é uma só e ela teve que parar o maquinário dela. E por esse motivo a gente teve que também aguardar para colocar esse piso aqui”, declarou ele, na ocasião.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Vereador suspende projeto sobre Legendários na Defesa Civil e cita politização nas redes sociais

Carnaval em conta: foliões de BH devem gastar até R$ 150 com adereços e fantasias

Carnaval BH 2026: ônibus terão itinerários alterados e trânsito sete áreas de interdição; confira mudanças

Carnaval BH 2026: folião deve gastar, em média, R$ 70 com bebidas e prefere pagar com Pix

Carreta acessa área de escape do Anel Rodoviário de BH

Carro pega fogo em viaduto da Avenida Francisco Sales e motorista passa mal em BH

Últimas notícias

‘Skin’ de Carnaval: especialistas dão dicas essenciais para proteger a pele durante a folia

Flávio Dino autoriza mineração sob controle indígena em terras demarcadas

Após acusação de assédio, ministro do STJ pede licença e se afasta do cargo

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Quebra do sigilo do Banco Master sai da pauta da CPMI do INSS

Folia eletrônica: Atração internacional agita bloco gratuito em Contagem

Dino determina corte de ‘penduricalhos’ de servidores sem previsão legal em 60 dias

Sergio Ramos na SAF do Juventude? Veja o que se sabe até agora

The Sims 4 lança nova expansão nos 11 anos do jogo base