A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou, nessa quarta-feira (29/10), testes com um novo equipamento para a limpeza de calçadas, praças e outras áreas com ou sem fluxo de pedestres, como complemento à varrição manual da cidade.
Representantes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e da empresa fabricante fizeram demonstração do uso de uma minivarredeira 100% elétrica, que percorreu durante a manhã trecho da Avenida Afonso Pena, próximo à entrada do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro.
A minivarredeira facilita a aspiração de folhas, além de vários tipos de resíduos e sujeiras em pavimentos com níveis diversos de dificuldade. A ideia é utilizar a máquina em condições operacionais variadas, já que ela tem capacidade de sucção de partículas e folhas de diferentes tamanhos, por meio de uma mangueira acoplada ao equipamento.
Segundo as especificações técnicas do fabricante, a varredeira tem condições de limpar passeios irregulares, com declividades e obstáculos. A minivarredeira é elétrica e funciona por até 8 horas, tendo capacidade de varrição de até 6.500 m²/h.
