Sistema Paraopeba atinge o menor nível no ano; Copasa garante abastecimento na Grande BH

Siga no

Nível do Sistema Paraopeba é menor do que o mesmo período de 2024 - (Veronica Manevy)

Compartilhar matéria

O baixo nível dos reservatórios que são utilizados para o abastecimento de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte preocupa. O volume do Sistema Paraopeba está em 59%, o menor desde janeiro, quando o conjunto de represas estava com 62,4%. Mesmo assim, a Copasa garante que não há risco de impacto na captação da água para a Grande BH.

O presidente da Companhia, Fernando Passalio, tranquiliza a população. “Nós monitoramos os níveis de reservação 24 horas por dia. Os níveis estão realmente baixos, mas nada que põe em risco a o fornecimento de água. A população pode ficar tranquila em relação a isso”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A queda no volume do Sistema Paraopeba acontece há, ao menos, um mês. Para se ter ideia, em 1º de setembro, o nível estava em 67,2%. A situação mais tranquila no conjunto de reservatórios é na Represa de Rio Manso, que tem, hoje, 67,7%. Porém, há 30 dias estava com 76%. Vargem das Flores está com 51,9% da capacidade, enquanto Serra Azul em 48,3%.

Já o Rio das Velhas, que tem a captação por meio de fio d’água, ou seja, sem reservação, também está em um nível crítico. Renato Constâncio, secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio das Velhas, ressalta que a queda no nível do manancial é comum até outubro. Mesmo assim, diz que o atual cenário não é animador.

“O Rio das Velhas não está diferente dos anos anteriores. Nesse período, de maio a outubro, cai as vazões. Nesse momento está em torno de 10 metros cúbicos por segundo, no trecho ali em Honório Bicalho. É uma vazão crítica, bem próximo já da Vazão de referência, que é a vazão Q710, que é a vazão mínima de 7 dias, um tempo, um tempo de recorrência de 10 anos. E é bastante crítica”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo ele, a atuação do Grupo Gestor de Vazão do Alto Velhas, coordenado pelo Comitê, vem ajudando a garantir aportes de água no sistema Velhas. “É um trabalho voluntário dos usuários para evitar uma escassez maior ainda do recurso hídrico para o abastecimento público e o Convasão já atua desde 2013, nesse sentido”, comentou Constâncio.

Posicionamento da Copasa

Por meio de nota, a Copasa informa que os níveis dos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte estão dentro do esperado para esta época do ano. “A empresa segue monitorando os sistemas Rio das Velhas e Paraopeba (compostos pelos sistema Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores) e, até o momento, não há riscos de impacto na captação de água para a Grande BH”, informou.

A Companhia ressalta que, embora o abastecimento na região metropolitana esteja regular, é importante o uso consciente da água, especialmente durante períodos de calor intenso e estiagem prolongada.

Como, por exemplo, varrer o passeio em vez de lavá-lo; Utilizar um balde para lavar o carro em vez de mangueira; Tomar banhos rápidos; Regar as plantas com regador, evitando o uso de mangueira; Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba; e Fechar a torneira na cozinha enquanto ensaboa a louça, retirando os restos de alimentos antes de lavá-la.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

João Henrique do Vale

Jornalista formado em Comunicação Social pela UNA e pós-graduado em Comunicação em Saúde pela ESP-MG. Trabalhou por 10 anos no Jornal Estado de Minas. Com passagens, também, pela TV Horizonte e Rádio Inconfidência.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Prefeitura de BH vai fornecer sensor de glicose grátis para diabetes tipo 1

Trabalhadora será indenizada por dispensa discriminatória após diagnóstico de câncer de mama

Secretaria de Saúde diz que não há registros de intoxicação por metanol em Belo Horizonte

MPF dá 15 dias para prefeitura apresentar plano de recuperação da Lagoa da Pampulha

Hackers desviam dinheiro público em ataque à conta bancária de prefeitura mineira

MPMG recomenda reforço no controle de bebidas alcoólicas para prevenir adulteração

Últimas notícias

Wanderson e Jonathan Jesus desfalcam Cruzeiro em jogo decisivo contra o Flamengo

Quadrilha que fraudava CNU é alvo de operação da Polícia Federal

Gabigol usará chuteira especial em reencontro com a torcida do Flamengo no Maracanã

Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Cruzeiro enfrenta o Flamengo em duelo decisivo pelo título do Brasileirão; saiba onde assistir

Destaques retornam, e Leonardo Jardim deve usar ‘força máxima’ contra o Flamengo; veja provável escalação 

‘Grande passo para a modernização’: Atlético elogia mudanças no calendário do futebol brasileiro

Veja as atrações do Lollapalooza 2026 e saiba como comprar os ingressos para o festival

Ancelotti explica convocação de Fabrício Bruno e elogia zagueiro do Cruzeiro