Fábrica de Minas Gerais é fechada por suspeita de adulteração de bebidas

Siga no

Amostras dos produtos produzidos e armazenados serão encaminhadas a laboratórios para análise químico-sanitária (Pixabay/Reprodução)

Compartilhar matéria

Uma fábrica de bebidas de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, foi fechada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (3/10) por suspeita de venda de bebida adulterada. Outros dois estabelecimentos, São Paulo e Santa Catarina, também foram alvo da ação.

Amostras dos produtos produzidos e armazenados serão encaminhadas a laboratórios para análise químico-sanitária. As verificações buscam identificar a conformidade dos insumos utilizados, a eventual presença de substâncias proibidas, como o metanol, ou em concentrações acima dos limites legais, além de avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nessa quinta-feira (2/10), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomendou que a população evite o consumo de bebidas alcoólicas destiladas. Até o momento, o Brasil tem 59 casos notificados de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica, sendo 11 confirmados.

“Na condição de ministro e como médico a recomendação é que se evite ingerir produto destilado, sobretudo os incolores, que você não tenha absoluta certeza da origem. Não estamos falando de um produto essencial para a vida das pessoas” recomendou Padilha.” Não faz problema nenhum na vida de ninguém evitar o consumo.”

O ministro reforçou que a recomendação é sobre bebidas destiladas. Ele explicou que no caso da cerveja, por exemplo, é mais difícil adulterar pelas características da bebida, como gás, tampa descartável, entre outros. “A gente já teve casos de intoxicação em cerveja quando teve uma falha na produção”, disse

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Até o momento, são 53 casos em São Paulo, cinco em Pernambuco e um no Distrito Federal. Um óbito foi confirmado em São Paulo e sete estão em investigação: dois em Pernambuco (João Alfredo e Lajedo) e cinco em São Paulo (dois em São Bernardo e três na capital).

Com Agência Estado

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Bahia registra primeira morte por suspeita de intoxicação por metanol

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Ministério confirma 11 casos de contaminação por metanol

Demência por Corpos de Lewy: entenda o diagnóstico de Milton Nascimento

CNH Social? Governo abre consulta pública hoje

Milton Nascimento é diagnosticado com demência

Últimas notícias

América fecha a preparação para o jogo contra a Ferroviária

‘The life of a Showgirl’: Taylor Swift lança seu 12º álbum

Nova via de acesso entre a MG-030 e o Vila da Serra divide moradores de Nova Lima

Torcida do Cruzeiro dá show no Maracanã e impressiona até flamenguistas

Crime hediondo, antídoto importado e o fosso da fiscalização

Matheus Henrique valoriza atuação do Cruzeiro, mas lamenta empate ‘no detalhe’ com Flamengo

Romero destaca atuação do Cruzeiro em meio a ‘clima de final’ contra o Flamengo 

Suspensões tiram quatro titulares do Cruzeiro para partida contra o Sport

MPF questiona mineração de lítio no Jequitinhonha