INSS: veja passo a passo para contestar descontos não autorizados

Siga no

Mais de um milhão de aposentados e pensionistas do INSS já pediram a devolução do dinheiro (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Mais de um milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pediram a devolução do dinheiro descontado indevidamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Em números totais, 1.051.238 de segurados formalizaram a contestação.

Na última terça-feira (13/5), o INSS enviou notificação para os que tiveram descontos indevidos em seus contracheques. Já quem não teve descontos associativos recebeu a seguinte mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Central 135 e o aplicativo Meu INSS são os únicos canais que o governo federal usa para informar sobre os descontos indevidos e para pedir o reembolso. Por lá, os beneficiários também podem conferir o nome das associações que autorizaram os descontos.

Passo a passo no aplicativo

Para confirmar se os descontos foram ou não autorizados, os aposentados e pensionistas devem baixar gratuitamente o aplicativo o Meu INSS em um dispositivo eletrônico, como smartphones e tablets.

Ao abrir o Meu INSS, o beneficiário deve digitar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em seguida, no canto superior direito da tela, o beneficiário do INSS deve clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

Neste momento, se houve desconto no benefício nos últimos cinco anos, o aposentado poderá ver o nome da entidade e, também, as opções para que possa informar se autorizou de fato o débito no benefício.

Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, ele verá a mensagem de que o pedido de reembolso foi realizado com sucesso.

As entidades associativas terão até 15 dias úteis para apresentar comprovantes dessa autorização, em resposta à contestação sinalizada pelo aposentado ou pensionista. Caso a entidade questionada não comprove, o dinheiro do beneficiário deverá ser ressarcido nos 15 dias úteis seguintes.

Os segurados poderão acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do instituto: o site e aplicativo Meu INSS e a central telefônica, número 135.

Alerta de golpes

Em nota publicada no site oficial, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS, por e-mail, Whatsapp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.

“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação”, disse a autarquia.

Com Agência Brasil

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Canetas emagrecedoras: versões nacionais ampliam debate sobre uso com acompanhamento médico

STF faz nova denúncia contra o bicheiro Rogério de Andrade

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 90 milhões

Gripe aviária: México reduz ao Rio Grande do Sul restrições à carne de frango do Brasil

Fim de isenção a títulos privados não prejudicará produtor, diz Haddad

Bolsonaro nega golpe, mas confirma minuta; especialista prevê condenação

Últimas notícias

Câmara dos Deputados bloqueia pagamentos ao gabinete de Carla Zambelli

Troca de assentos teria salvo a vida de passageiro em queda de avião na Índia

Brasileiro Thiago Ávila deve ser deportado de Israel até esta sexta

Yes anuncia turnê com álbum Fragile tocado na íntegra

Entenda investimentos e distribuição de valores do novo acordo do Rio Doce

STJ abre caminho para que cooperativas médicas peçam recuperação judicial

Aos 72 e 82 anos, casal retorna aos estudos e inspira comunidade escolar em Belo Horizonte

Mariana: Lula anuncia benefícios para atingidos por tragédia

PROMO RELÂMPAGO: concorra a ingressos para Atlético x Inter