PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Silvio Santos e o rádio: ícone da TV brasileira começou no dial seu legado

Por

Siga no

Arquivo/Memória ABERT

Compartilhar matéria

Silvio Santos nos deixou neste sábado (17) e será sempre lembrado como o rei da televisão no Brasil. Mas foi em outra plataforma que ele começou o que se tornaria um legado incomparável na história da comunicação brasileira: no rádio. 

Nascido em 1930, Senor Abravanel, o Silvio Santos, começou a trabalhar cedo para ajudar a família. Foi vendedor, camelô e quase chegou a ser apreendido por fiscais da prefeitura na adolescência, período em que venceu um concurso de locutores na Rádio Guanabara. Entre os inscritos no concurso estavam nomes como Chico Anysio e Fernanda Montenegro, mas o primeiro lugar foi para Silvio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pela idade – ele tinha apenas 14 anos à época -, Silvio não podia ser contratado imediatamente, mas o destaque no concurso da rádio deixou ainda mais clara a aptidão para a comunicação. A partir daí, o caminho estava traçado: Silvio chegou a ficar um tempo longe do rádio, mas logo voltou e contabilizou passagens pelas rádios Mauá, Tupi e Continental.

‘Silvio Santos vem aí’

A essa altura, já conhecido como Silvio Santos, o comunicador foi para a Rádio Nacional. Lá, conseguiu se aproximar cada vez mais do público, com programas repletos de humor e críticas políticas. Trechos de alguns dos programas apresentados por Silvio Santos no rádio estão disponíveis ainda hoje na internet.

Um desses trechos conta a história de uma mulher que foi deixada pelo marido por outra mulher, mas continua recebendo visitas dos dois e convivendo amigavelmente. A mulher escreveu para perguntar a Silvio se ele acreditava que ela estava errada. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Olha Flávia, na opinião do psicólogo que trabalha comigo nesse quadro, você faz muito bem. Você entendeu que o seu marido ficou apaixonado por outra mulher, você deu liberdade a ele, que se casou outra vez, mas você reconhece que ele tem todo o direito de ver os filhos e de ser amado por eles”, diz Silvio no trecho do programa, que ia ao ar pela Rádio Nacional, já com uma primeira versão do que se tornaria o icônico jingle “Silvio Santos vem aí”.

A cara do talento

Com o passar do tempo, a televisão se popularizou no Brasil e a rádio em que Silvio Santos trabalhava foi comprada pelo grupo Globo. Silvio continuou à frente dos programas da emissora e chegou a mudar para a Rádio Record, mas não demorou muito para encaminhar a carreira na televisão.

O fim de sua jornada como profissional de rádio coincidiu com os momentos iniciais da história do SBT. A partir daí, o resto é história de um dos maiores comunicadores da história do Brasil, que deixa um legado que vai muito além do que a televisão pode mostrar.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Senado aprova MP do Gás do Povo com impacto de R$ 5 bi em 2026; projeto vai à sanção

Pela vida das mulheres: chefes dos 3 Poderes assinarão pacto contra o feminicídio no Brasil

Portabilidade de crédito já pode ser feita de forma digital

Morre Dr. Ivo Lopes, fundador do hospital Sofia Feldman

Ministério da Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Anvisa publica regras para cultivo de Cannabis no Brasil; veja detalhes

Últimas notícias

Volta às aulas: BHTrans reforça medidas educativas de trânsito nesta quarta-feira

Justiça absolve ex-gestores da Saúde de MG por suposto furo na fila da vacina contra a Covid

Avenged Sevenfold e Bring Me The Horizon são confirmados no Rock in Rio 2026

Carnaval: PBH vai intensificar fiscalização após denúncia de venda de credenciais de ambulantes

Atleta brasileiro, Henrique Marques é eleito o melhor do mundo no taekwondo em 2025

Bolsa bate recorde e aproxima-se dos 186 mil pontos

‘Grande conquista’, avalia presidente da CDL/BH sobre a liberação de vendas de bebidas pelo comércio durante o Carnaval

Atlético busca primeira vitória no Brasileiro contra o Bragantino; saiba onde assistir

Sem ir a campo, Sampaoli manda titulares para enfrentar o Bragantino; veja provável escalação