Comunidade em São Gonçalo do Bação, na antiga ‘Ferrovia do Aço’, recebe projetos de fomento ao empreendedorismo

Siga no

Comunidade na antiga Ferrovia do Aço recebe ações de fomento ao empreendedorismo. (Créditos: Reprodução/Redes sociais)

Compartilhar matéria

A comunidade de São Gonçalo do Bação, a 16 quilômetros de Itabirito, com cerca de 300 anos e 600 moradores, na antiga “Ferrovia do Aço”, tem recebido ações profissionalizantes e de empreendedorismo. Os programas fazem parte do projeto de implantação do Terminal em São Gonçalo do Bação, que deve começar a sair do papel no primeiro semestre deste ano.

Desde 2017, reuniões entre a comunidade, movimentos sociais e a empresa Terminal Ferroviário de Bação (TFB), responsável pelo projeto, estão ocorrendo no município. Com a operação da ferrovia, a expectativa é que sejam gerados 100 novos empregos diretos na região.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além das reuniões com os moradores, ações de resgate da história do distrito, cursos profissionalizantes, aulas de bordado, de dança e de inglês, ensino musical, festas e feiras fazem parte dos programas de fomento à economia, ao empreendedorismo e à cultura voltados para atender aos moradores da comunidade.

A gerente de relacionamento com a comunidade da empresa Terminal Ferroviário de Bação, Alice Reis, destaca que as ações desenvolvidas pela empresa têm sido construídas a partir das demandas da própria comunidade.

“Estamos construindo essa relação para que o TFB e a cidade cresçam juntos. Dentro dessa escuta, criamos cursos e projetos ambientais e culturais também vindos da própria comunidade”, acrescentou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Estímulo aos empreendedorismo

Entre as atividades desenvolvidas na comunidade de São Gonçalo do Bação, o foco está no empreendedorismo. No aquecimento para a Páscoa, 10 moradoras se reuniram para aprender técnicas de fabricação de ovos de chocolate. A chance de uma renda extra é o que motivou a dona de casa Aline de Fátima a participar do curso.

“Eu moro na comunidade há cinco anos e já trabalho com confeitaria, comecei vendendo bolos. Agora, fazendo o curso de Páscoa, pretendo sim produzir ovos de chocolate para vender”, afirmou a moradora.

Aline Reis destaca que a intenção da empresa é ampliar as atividades e fortalecer a relação com os moradores. “Estamos tendo bons resultados com esses projetos e queremos cada vez mais entender quais são as reais necessidades da cidade para contribuir com a melhoria do que já existe. Queremos agregar esse valor para o município”, afirmou.

Desenvolvimento sustentável

A Terminal Ferroviário de Bação afirma que pretende também fomentar o desenvolvimento sustentável no município, e que a preocupação com o meio ambiente é prioridade.

A expectativa da empresa é que o transporte do minério usando a ferrovia reduza o trânsito de caminhões nas BRs 040 e 356, além de reduzir a emissão de gases que causam poluição ambiental e o efeito estufa.

Há oito anos, são feitos estudos para analisar os impactos sociais, ambientais, culturais e econômicos na região. Esses pontos foram levantados nas negociações com os moradores do município.

O licenciamento para o início das obras foi concluído em fevereiro de 2025 e, em 2023, o Ministério Público e o Governo do Estado já haviam assinado um acordo com a companhia.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Digitalização da indústria ganha fôlego com liberação do FAT, analisa Fiemg

IA pode diminuir tempo de análise de licenciamento ambiental em MG

Lula pressiona Procons para fiscalizar preço de combustíveis

Após 29 dias, greve dos professores de BH chega ao fim

Parque Municipal terá ‘centro de serviços’ com emissão de documentos e consultoria jurídica

Trânsito na Pampulha terá alterações para show de Thiaguinho

Últimas notícias

‘Precisamos de atletas que acrescentem em campo e sejam ativos do clube’, diz Jardim

Fluminense na semifinal! Vitória por 2 a 1 coloca clube entre os quatro melhores do mundo

Melhoramentos investe R$ 40 milhões em fábrica de embalagens sustentáveis em Minas

Cruzeiro não pode ser campeão da Vitória Cup; entenda o porquê

‘Acusado injustamente’, Gabigol desabafa após decisão favorável do CAS

Vítimas permanentes da Zika terão indenização de R$ 50 mil e pensão vitalícia paga pelo Governo

Com presença de Henrique Meirelles, empresários mineiros discutem rumos da economia

Conhecimento em IA está no topo da lista de interesse das empresas

Livro sobre o Morro do Papagaio ganha nova edição e resgata histórias de BH