Alto Caparaó sedia a 1ª edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha nos dias 24, 25 e 26 de maio aos pés do Parque Nacional do Caparaó

Por

Siga no

Divulgação

Compartilhar matéria

A 1ª edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, na cidade de Alto Caparaó, aos pés do Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, e reúne dois símbolos de identidade de Minas Gerais: a culinária e as montanhas. O objetivo é promover a cultura dos festivais de gastronomia e da comida mineira consumida nas montanhas. Ao longo de todo o dia do Gamô, terá pratos de restaurantes locais, comidinhas e quitandas, além de uma exposição da cultura cafeeira da região.

A primeira edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha do Caparaó é realizada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Cemig. A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, e concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é o café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 – e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando falamos em gastronomia de montanha pensamos em produtos e pratos consumidos em regiões montanhosas, pratos ricos em energia, aconchego (por conta do clima que é, geralmente, mais frio) e produtos específicos da região na qual a montanha está inserida”, conta Maria Clara Magalhães, chef, organizadora e curadora gastronômica do festival ao lado da também chef Carolina Fadel. À frente da Matula Cozinha e com vasta experiência em participação de festivais – como consultoras pelo Sebrae Minas e como restaurante expositor – as chefs realizaram um trabalho de imersão na região, que incluiu pesquisa de campo (ingredientes, produtos, personagens), curadoria de cardápio e estabelecimentos, consultoria com os estabelecimentos convidados para o festival e organização do evento junto ao Prepara Gastronomia, projeto formativo para negócios de gastronomia do Sebrae-MG.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com Klaus Pettersen, da Ultra Trail Caparaó, e um dos organizadores do festival, o Gamô quer reunir atletas e cultuar a identidade da cultura da montanha. “A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é seu café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local”, disse .

Programação gastronômica O evento contará com empreendimentos e produtores das 4 cidades do Caparaó Mineiro: Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Alto Jequitibá. “A região, gastronomicamente falando, possui uma cultura cafeeira muito forte, também em quitandas e subprodutos do café (chocolates, licores, artesanatos). Muitos dos estabelecimentos (e da população) estão localizados na zona rural, por esta razão, também estão presentes muitos dos pratos típicos da comida mineira: carne de lata, tutu de feijão, angu, hortaliças refogadas etc”, conta Carolina Fadel.

As atrações serão divididas em:

● Restaurantes locais com cardápios desenvolvidos com auxílio das chefs organizadoras do evento;

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

● Exposição, venda e degustação de cafés de produtores regionais e premiados, para cultuar o café do Caparaó, que ganhou o selo de denominação de origem em 2019;

● Mercearia com produtos e quitandas típicos da região;

● Cozinhas show com as chefs organizadoras do evento e chefs da região ensinando pratos e promovendo degustações para o público.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha e 1º Campeonato Brasileiro de Corrida de Trilha e Montanha
Onde? Vereador Inimar Novaes de Campos s/n Vale das Hortências, Alto Caparaó – MG
Quando? Dia 24: 17h às 23h Dia 25: 11h às 23h Dia 26: 11h às 17h
Quanto? Entrada gratuita
Instagram @gamofestival

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Metanol: rapper Hungria é internado por suspeita de ter ingerido bebida adulterada

Conceição Evaristo recebe título de Doutora Honoris Causa da UFMG

Grupo Galpão se apresenta de graça na Praça da Liberdade, neste domingo (21/9)

Escritora mineira lança livro sobre memória, esquecimento e Alzheimer

BH recebe Feira Mineira do Livro nesta semana

Leônidas de Oliveira deixa o cargo Secretário de Cultura e Turismo de Minas

Últimas notícias

‘Assunção vai ficar pequeno pra nós’: zagueiro do Atlético projeta final da Sul-Americana

Classificado na Sul-Americana, Atlético encara o Internacional no Brasileirão; saiba onde assistir

No Mineirão lotado, Cruzeiro encara o Vitória pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Lula assina projeto de lei Antifacção e envia ao Congresso em regime de urgência

Um ano do Novo Acordo do Rio Doce: reparação avança com resultados concretos

Destaque da base, Mosquito acerta renovação com o Atlético até 2030

PBH anuncia projeto de requalificação do Centro: ‘Vamos ver prédios onde tinha galpões’, diz Damião

Sem Scarpa, Atlético perde outro titular para enfrentar o Internacional; veja provável escalação

Chefe da Polícia Civil do RJ diz que CV é uma organização terrorista que tem os Complexos da Penha e do Alemão como ‘QG’