Ao vivo
Graffite Segunda a Sexta - 17h às 19h

A sua dose diária de bom humor.

Alto Caparaó sedia a 1ª edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha nos dias 24, 25 e 26 de maio aos pés do Parque Nacional do Caparaó

Por

Siga no

Divulgação

A 1ª edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, na cidade de Alto Caparaó, aos pés do Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, e reúne dois símbolos de identidade de Minas Gerais: a culinária e as montanhas. O objetivo é promover a cultura dos festivais de gastronomia e da comida mineira consumida nas montanhas. Ao longo de todo o dia do Gamô, terá pratos de restaurantes locais, comidinhas e quitandas, além de uma exposição da cultura cafeeira da região.

A primeira edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha do Caparaó é realizada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Cemig. A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, e concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é o café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 – e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando falamos em gastronomia de montanha pensamos em produtos e pratos consumidos em regiões montanhosas, pratos ricos em energia, aconchego (por conta do clima que é, geralmente, mais frio) e produtos específicos da região na qual a montanha está inserida”, conta Maria Clara Magalhães, chef, organizadora e curadora gastronômica do festival ao lado da também chef Carolina Fadel. À frente da Matula Cozinha e com vasta experiência em participação de festivais – como consultoras pelo Sebrae Minas e como restaurante expositor – as chefs realizaram um trabalho de imersão na região, que incluiu pesquisa de campo (ingredientes, produtos, personagens), curadoria de cardápio e estabelecimentos, consultoria com os estabelecimentos convidados para o festival e organização do evento junto ao Prepara Gastronomia, projeto formativo para negócios de gastronomia do Sebrae-MG.

De acordo com Klaus Pettersen, da Ultra Trail Caparaó, e um dos organizadores do festival, o Gamô quer reunir atletas e cultuar a identidade da cultura da montanha. “A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é seu café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local”, disse .

Programação gastronômica O evento contará com empreendimentos e produtores das 4 cidades do Caparaó Mineiro: Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Alto Jequitibá. “A região, gastronomicamente falando, possui uma cultura cafeeira muito forte, também em quitandas e subprodutos do café (chocolates, licores, artesanatos). Muitos dos estabelecimentos (e da população) estão localizados na zona rural, por esta razão, também estão presentes muitos dos pratos típicos da comida mineira: carne de lata, tutu de feijão, angu, hortaliças refogadas etc”, conta Carolina Fadel.

As atrações serão divididas em:

● Restaurantes locais com cardápios desenvolvidos com auxílio das chefs organizadoras do evento;

● Exposição, venda e degustação de cafés de produtores regionais e premiados, para cultuar o café do Caparaó, que ganhou o selo de denominação de origem em 2019;

● Mercearia com produtos e quitandas típicos da região;

● Cozinhas show com as chefs organizadoras do evento e chefs da região ensinando pratos e promovendo degustações para o público.

Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha e 1º Campeonato Brasileiro de Corrida de Trilha e Montanha
Onde? Vereador Inimar Novaes de Campos s/n Vale das Hortências, Alto Caparaó – MG
Quando? Dia 24: 17h às 23h Dia 25: 11h às 23h Dia 26: 11h às 17h
Quanto? Entrada gratuita
Instagram @gamofestival

Siga no

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

‘Minas lidera o turismo no Brasil há três anos’, diz secretário de Cultura 

Apartamento de Renato Russo é colocado à venda por R$ 2,8 milhões no Rio de Janeiro

Jovens de BH tiveram mais contato com games do que com livros em 2024

Literatura perde o escritor belo-horizontino Affonso Romano de Sant’Anna, aos 87 anos 

Morre Renato Tommaso, parceiro do Jota Quest, aos 54 anos

Centro histórico de Sabará terá festa de Halloween com tradicional distribuição de “doces ou travessuras”

Últimas notícias

Resgate de iguana presa em cerca elétrica mobiliza bombeiros em Minas Gerais

Mounjaro chega em breve às farmácias do Brasil e dose pode custar até R$4 mil

Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Júnior Santos revela expectativa de retorno e celebra título com o Galo

Hulk deve ser titular absoluto em 2025?

Nostalgia e lucro: vinis fazem venda física de música no Brasil bater recorde em 2024; saiba onde comprar em BH

Ex-funcionário de Eminem é acusado de roubar músicas inéditas do artista e trocar por bitcoins

Selic alta, alerta inflacionário e a gastança do Congresso

“I Don’t Wanna Miss a Thing”, do Aerosmith, foi escrita originalmente para Celine Dion