PUBLICIDADE

Damião comenta morte de leoa em BH, demissões na MGS e investigações sobre Sudecap e Lagoa do Nado

Siga no

Coletiva sobre morte de leoa se transformou em espaço de discursões caras para a PBH (Rodrigo Clemente-PBH)

Compartilhar matéria

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), abordou os principais temas que permearam o Executivo Municipal nesta semana, durante coletiva a jornalistas realizada nesta quarta-feira (12/11), na sede da Prefeitura.

A coletiva foi convocada para tratar da morte da leoa Pretória, que não resistiu a um procedimento dentário realizado no Zoológico de BH. Além do caso, o prefeito comentou as recentes manchetes envolvendo a administração municipal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Zoo

Sobre a leoa, Damião afirmou que o animal já chegou à capital mineira com problemas de saúde e que o caso será apurado internamente. “Eles já vieram com problema de saúde, mas a gente já sabia também, a gente tá preparado para isso. O nosso zoológico é preparado para isso. Nós vamos agora conversar mais sobre o tema dentro do próprio zoológico, para saber o que causou a morte do animal”, disse.

O prefeito explicou a causa da morte de Pretória. “Ele foi fazer um tratamento, um canal, não suportou a anestesia e por isso faleceu. Veio a óbito, o mesmo com a chimpanzé. Foi fazer o tratamento no útero, não suportou anestesia e acabou falecendo. Significa dizer que a gente vai caçar bruxa? Não. Mas a gente vai procurar saber de que forma que tá sendo feito”, completou.

Demissões

Damião também comentou o anúncio de demissões de servidores vinculados à MGS, que presta serviços terceirizados à Prefeitura. Ele explicou que o contrato com a empresa está prestes a encerrar e que uma nova licitação será aberta ainda neste ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Não é quebra de contrato, o contrato termina. Contrato termina agora no final do ano e não pode ser renovado. Abre-se uma licitação normalmente, pode ser que a própria MGS ganhe. E aí a MGS vai concorrer com outras empresas. Pode ser que a própria MGS ganhe, pode ser que outra empresa ganhe, e toca o serviço. Tudo vai correr dentro do prazo e as escolas não serão afetadas”, explicou.

MPMG

O prefeito também falou sobre as duas investigações abertas pelo Ministério Público de Minas Gerais: uma que responsabiliza o Executivo pelo rompimento da barragem da Lagoa do Nado, em março deste ano, e outra que apura um suposto esquema de corrupção na Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Ao comentar o caso da Lagoa do Nado, Damião afirmou que o Ministério Público está cumprindo seu papel e reforçou que a Prefeitura não tem compromisso com erros. “Meu compromisso é com o povo de Belo Horizonte”, disse.

Sobre a investigação que envolve a Sudecap, o prefeito afirmou ter determinado o afastamento dos servidores citados. “Tivemos alguns servidores exonerados, porque eles estão dentro do processo, né? E não justifica a pessoa estar dentro de um processo que tá sendo investigado. O que que a gente faz? Dá a essa pessoa o tempo que ela precisa para poder responder o processo dela”, rebateu Damião.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Não é que a gente condenou. Quem tem que explicar é ela. As pessoas vão explicar para a Justiça, e ela precisa de tempo para isso e se dedicar à defesa. Então, por isso, essas pessoas têm que ser desligadas da Prefeitura”, complementou.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

EPR implementa radar de velocidade média na BR-040, em Nova Lima; sistema opera em fase de testes

Adolescente é apreendido com sacos de açaí recheados de haxixe no Aeroporto de Confins

BH aprova em 1º turno retorno de moradores de rua para cidades de origem; ‘Endereço social’ também avança

Leoa recém-chegada ao zoológico de BH morre durante anestesia

Operação do MPMG afasta servidores e apura fraude de R$ 35 milhões em obras da Prefeitura de BH

‘Falso deputado’ que passava trotes na PM é preso em BH

Últimas notícias

1 milhão de drones operam ilegalmente no Brasil, diz especialista em segurança pública

Micro e pequenos produtores mineiros marcam presença na COP30

Usuários do Gov.br serão avisados sobre vencimento do passaporte

Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

Líder da bancada ruralista quer incluir ações do MST no PL Antifacção

Cúpula dos Povos traz demandas e reivindicações da sociedade à COP30

Modelo KISS: um método simples para validar produtos e decisões

Endividamento no Brasil: como sair das dívidas e recuperar o controle financeiro

Moda e Economia Criativa: a força que move o Brasil de dentro pra fora