Fapemig comemora 40 anos com série de eventos em cidades polo da inovação em Minas

Siga no

Vacinas produzidas na UFMG estão entre os projetos que recebem investimentos da Fapemig. (Créditos: UFMG)

Compartilhar matéria

Para comemorar os avanços científicos das pesquisas mineiras ao longo de 40 anos, e colocar em pauta os desafios futuros da área, a Fundação de Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) realiza até o fim do ano, uma série de eventos em cidades estratégicas para a inovação no estado.

Uberlândia, Viçosa, Montes Claros e Belo Horizonte recebem os encontros com pesquisadores, empresários, gestores públicos e representantes de instituições de ensino e da sociedade civil para apresentar os impactos concretos das ações da fundação no desenvolvimento do estado. Uberaba e Caldas vão ser as próximas cidades a receber.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente da Fapemig, Carlos Arruda, destaca que a fundação tem investido em agricultura, mineração, indústria e saúde, contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

Cases de sucesso incluem a criação de um Centro Nacional de Vacinas e o crescimento da produção de cacau no estado. Ele aponta que, para os próximos anos, a Fapemig pretende avançar em inteligência artificial, mudanças climáticas e minerais estratégicos, áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento contínuo da ciência e tecnologia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Queremos comemorar junto com todos que se dedicam às pesquisas em cada região. Isso serve também para uma reflexão sobre os próximos 40 anos, considerando as grandes transformações tecnológicas e a participação de Minas nelas”, comentou.

Pesquisas regionais

Em cada região, a Fapemig vai selecionador “projetos inspiradores” que caracterizam os estudos e pesquisas locais, e que levam à reflexão sobre futuros projetos.

Entre os projetos selecionados, citados por Carlos Arruda, estão as pesquisas de amparo ao desenvolvimento de vacinas na UFMG, em BH ; estudos ligados ao café, como fermentação e agregação de valor, realizadas em Uberlândia; debates sobre pragas e doenças, tanto animais quanto vegetais, feitos em Viçosa e pesquisas de desenvolvimento da cachaça promovidas em Lavras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Áreas estratégicas

Carlos Arruda destacou que os avanços de pautas estratégicas para o futuro da Fapemig envolvem investimentos em IA e tecnologias digitais, mudanças climáticas e impacto ambiental, além de minerais estratégicos

“Essas áreas já recebem muitos recursos e são consideradas foco da Fapemig”, afirma.

O dirigente diz que Minas tem grandes polos de desenvolvimento de recursos humanos, com departamentos de ciência da computação nas universidades, que são referência no Brasil e no mundo, além de ter como prioridade investimentos em transformação ambiental, descarbonização e redução dos impactos das mudanças climáticas na sociedade e economia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As terras raras de nióbio e lítio, segundo Arruda, também são objeto de pesquisa e de recursos para a exploração mineral no estado.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Kalil é condenado e perde direitos políticos por ‘beneficiar’ condomínio de luxo em BH

Presidente da Câmara envia pedido de afastamento de 6 deputados após motim

Fiemg reforça necessidade de ‘defesa comercial’ diante do tarifaço e prepara treinamentos gratuitos

Power Skills em foco: Dafna Blaschkauer antecipa conteúdo do Leader Shift 2025

Lula ‘pede impeachment’ de parlamentares que obstruíram Câmara e Senado: ‘traidores da pátria’

Cultura do tambor mineiro é tema de festival de rua com artistas de BH

Últimas notícias

Atlético oficializa contratação de Reinier; veja detalhes

Tribunal italiano marca audiência sobre extradição de Zambelli

Líder do PL na Câmara pede perdão a Hugo Motta após obstrução no plenário; veja vídeo

Morre Arlindo Cruz, um dos maiores nomes do samba, aos 66 anos

Rod Stewart é criticado por usar IA em homenagem a Ozzy Osbourne

Vetos à lei de licenciamento ambiental geram críticas de engenheiros: ‘É um retrocesso’

Lula sanciona com 63 vetos a Lei de Licenciamento Ambiental e edita MP que atende Alcolumbre

Neymar reencontra o Cruzeiro e revive drama de Ronaldo Fenômeno

Itamaraty convoca chefe da Embaixada dos EUA após ameaça ao Judiciário