O sucesso do morango do amor no país provocou uma alta significativa na busca pela fruta nos sacolões. Com a demanda, a Ceasa está tendo que se adaptar para atender as expectativas de mercado. A entidade revela que em um mês, o preço médio do morango subiu quase 9%, enquanto a quantidade ofertada no mesmo período cresceu em mais de 65%.
E a alta demanda também está mudando a rotina dos sacolões. O Hortifruti Catatau, localizado no Mercado do Cruzeiro, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul da cidade, se desdobra para atender às encomendas dos clientes. O dono do estabelecimento, Carlos Magno, conhecido como Catatau, se diz surpreendido com as vendas, fato inédito em seus 50 anos de comércio.
Segundo ele, a procura pelo morango aumentou consideravelmente. “Já abre a loja aqui e o pessoal esperando para comprar morango, para fazer morango do amor. E lá no Ceasa também, as pessoas ficam esperando os produtos chegarem para comprar morango. E o morango muito caro. Custava R$3 a bandeja de custo, hoje já está custando R$10”, contou o empresário.
No Sacolão Coisas da Roça Nossa, em Sabará, os funcionários estão tendo que correr para atender a demanda. “A gente tá tendo que reservar com quatro dias de antecedência a nossa compra. Nosso vendedor de morango tá ficando louco. Ele me relatou que tá uma loucura atrás desse morango, porque todo mundo quer comprar”, diz Sofia Rodrigues, proprietária do hortifruti.
Moda veio para ficar
No Rosa Gourmet Confeitaria em Igarapé, na Grande BH, o doce foi o que salvou o comércio após a Páscoa, que teve uma queda de vendas em função do alto preço do chocolate no mercado internacional.
Ueslei Rosa, dono do comércio, acredita que o morango do amor não será apenas uma “onda”. “Parece que o negócio veio para ficar mesmo. A gente está produzindo esse morango aqui desde o início de junho. E lá se vão mais de 4.000 unidades vendidas desde então. É uma loucura. A gente produz cerca de 250 a 300 por dia. As pessoas estão brigando para ter reserva, brigando para ter esse produto”, contou.