O governo federal lançará, na próxima semana, em Belo Horizonte, o programa social Gás do Povo, que substituirá e ampliará o atual Vale-Gás. A iniciativa deve distribuir botijões de gás gratuitos para mais de 15 milhões de famílias de baixa renda.
No novo formato, os beneficiários poderão retirar os botijões em locais pré-estabelecidos. Além de ampliar, a atualização busca garantir a finalidade do benefício. O atual modelo envolve pagamento em dinheiro do Vale-Gás, que pode ser destinado para outras atividades.
O Gás do Povo será destinado às famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa. Em entrevista ao programa Bom dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação, nessa quarta-feira (27/8), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, explicou que o benefício vai funcionar por esquema de crédito.
“A pessoa está cadastrada na distribuidora de revenda do gás, apresenta o CPF, vai retirar o gás e o governo pagará esse botijão para ela”, disse.
Lançamento
O lançamento do programa ocorrerá no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a pedido do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Caso se concretize, o presidente Lula visitará Minas pela segunda vez em menos de uma semana. Nesta sexta (29/8), o petista cumpre agenda em Contagem e em Montes Claros.