A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a restauração de oito lunetas de observação turística instaladas em dois dos principais pontos de visitação da cidade: seis na orla da Pampulha e duas na Rua Sapucaí, no Centro da capital. A iniciativa, da Belotur em parceria com a Sudecap, integra o projeto de reestruturação da infraestrutura turística de BH.
De uso gratuito, os equipamentos passaram por um processo completo de manutenção, que incluiu a retirada para conserto, revisão das lentes, substituição de peças, pintura e reinstalação das etiquetas com indicações dos atrativos visíveis. A proposta é oferecer aos moradores e turistas uma experiência mais qualificada de observação e valorização da paisagem urbana e cultural da cidade.
Instaladas em pontos estratégicos, como os mirantes da Pampulha e a famosa Rua Sapucaí — com vista privilegiada para o Centro e para os murais de arte urbana —, as lunetas permitem uma observação interativa, com lentes antirreflexivas e foco pré-ajustado. O giro horizontal e vertical facilita o uso por todas as idades. As etiquetas explicativas reforçam o caráter educativo e turístico do equipamento.
“As lunetas são convites para ver a cidade com outros olhos — com mais encantamento, curiosidade e pertencimento. São equipamentos democráticos, que transformam a relação das pessoas com o espaço público e com o patrimônio cultural da capital”, afirma a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.
A Prefeitura reforça o apelo para que a população contribua com a conservação das lunetas, que são bens públicos de uso coletivo.
Lunetas feitas para resistir
Feitas com materiais resistentes à água, vento e sol, as lunetas foram pensadas para resistir às intempéries e garantir segurança no uso ao ar livre. A ação soma-se a outras iniciativas de valorização do turismo urbano, da paisagem e do patrimônio cultural da capital mineira.
Onde encontrar as lunetas turísticas
Rua Sapucaí
• Próximas aos números 193 e 303
Orla da Pampulha
• Mirante Santa Rosa – Av. Otacílio Negrão de Lima, 445
• Mirante São Luís – Av. Otacílio Negrão de Lima, 1.840
• Mirante Bandeirantes – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.200
• Mirante do Grande Hotel – Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.000
• Mirante Vertedouro – Av. Otacílio Negrão de Lima, 17.946
• Mirante do Biguá – Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.564