O primeiro dos novos trens que irão compor a frota do metrô da Belo Horizonte já chegou ao Brasil. A composição, fabricada na China, desembarcou nesta terça-feira (13/1) no Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e deve seguir para Belo Horizonte nos próximos dias, após a conclusão dos trâmites de liberação alfandegária.
De acordo com o contrato de concessão do metrô, a expectativa é que, até o fim do ano, 10 novos trens estejam em operação, sendo quatro até julho e outras seis até dezembro. Antes de receber passageiros, as composições passam por um processo de comissionamento que envolve montagem final, testes operacionais, certificações de segurança e revisões técnicas.
Características dos novos trens
Além do aumento da capacidade, os novos veículos trazem melhorias na experiência do usuário. Eles substituem gradualmente as atuais composições, em circulação desde a década de 1980. Eles possuem bancos mais largos, maior controle na abertura das portas, câmeras de vigilância, canal direto de comunicação com o condutor em situações de emergência e acesso à internet via wi-fi durante o trajeto.
Os carros também contam com sistema de multimídia ativa, com painéis de LED que informam o nome da estação atual, a próxima parada e o destino final. No aspecto operacional, são equipados com telemetria embarcada, que envia dados em tempo real ao Centro de Controle de Operações, e com sistema de recuperação de energia da frenagem, reduzindo o consumo energético e os impactos ambientais.
Outro destaque é a adoção do sistema de Operação Automática de Trens, responsável por realizar automaticamente funções como aceleração, frenagem e abertura e fechamento das portas.
As composições são produzidas pela Changchun Railway Vehicles, subsidiária da CRRC Corporation Limited, maior fabricante de material rodante do mundo.
Renovação está prevista em contrato
A renovação da frota integra o contrato de concessão do metrô, sob gestão da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). Com apoio do estado, a concessionária responsável pelo modal antecipou em dois anos a compra das composições previstas em cláusula. O investimento é estimado em cerca de R$ 700 milhões.
Ao todo, 24 trens estão previstos no pacote. Segundo o Governo de Minas, a fabricação dos outros veículos segue em ritmo acelerado e, quando prontos, vão atender às linhas 1 e 2 do metrô.
Na manhã dessa terça-feira (13/1), o governador Romeu Zema (Novo) e o vice-governador Mateus Simões (PSD) participaram do primeiro teste operacional do novo trecho da Linha 1 do modal em BH. A viagem inaugural percorreu os trilhos que ligam a Estação Eldorado à futura Estação Novo Eldorado, em Contagem.
Além disso, o Governo de Minas atualizou o cronograma para a Linha 2, que levará o metrô até a região do Barreiro. A expectativa é que as obras das cinco estações restantes terminem ao longo de 2027, com a entrega completa da linha prevista para março de 2028.
