A BR-040 receberá melhorias de segurança nos trechos entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, e entre BH e o Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do plano de Trabalhos Iniciais da EPR Via Mineira, concessionária responsável pela administração da rodovia. Os locais escolhidos para as intervenções consideram o histórico de acidentes, o tráfego intenso e a proximidade de áreas urbanas.
Entre as mudanças, está a instalação de oito novos radares entre BH e o Rio de Janeiro. Os equipamentos já foram instalados pela EPR e passaram por um período de adaptação. Os motoristas também foram informados por meio de campanhas educativas, que orientaram os condutores sobre os novos limites.
Confira os novos radares que passam a funcionar a partir desta sexta-feira (18/7).

Outra alteração diz respeito aos limites de velocidade entre a capital mineira e Juiz de Fora. Cerca de 50 trechos da rodovia tiveram as velocidades máximas ajustadas. As mudanças já estavam previstas no contrato de concessão.
A EPR divulgou o número de infrações flagradas pelos novos radares: em apenas 24 horas, quase 3 mil veículos trafegaram acima da velocidade permitida na BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. A empresa, no entanto, ressalta que não aplica multas nem arrecada valores relacionados às infrações.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Roberth Costa