Ao vivo
Graffite Segunda a Sexta - 17h às 19h

A sua dose diária de bom humor.

Cidade mineira proíbe comércio e consumo de álcool em praças

Siga no

Lei publicada na última terça-feira tornou proibida a venda, o porte e o consumo de bebidas alcóolicas nas praças de Conselheiro Pena (Google Street View/Reprodução)

Moradores de Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce, não poderão mais beber nas praças públicas da cidade mineira. Lei sancionada pela prefeita Nádia Dutra França (PMB) e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na última terça-feira (25/3) tornou “expressamente proibida” a venda, o porte e o consumo de bebidas alcóolicas nesses espaços públicos.

Segundo a lei, aqueles que forem flagrados tomando uma gelada nas praças do município serão notificados pela equipe técnica do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e advertidos sobre a infração cometida.

Em caso de resistência em deixar a bebida de lado, a equipe irá apreender o produto com o apoio da Polícia Militar. O infrator ainda será orientado a comparecer ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município em até cinco dias para participar de palestras e cursos de conscientização sobre os riscos e consequências do consumo imoderado de álcool.

A fiscalização e o cumprimento a lei serão de responsabilidade dos órgãos municipais, que poderão solicitar o apoio da Polícia Militar quando necessário. A proibição não se aplica a eventos públicos e privados que tenham sido comunicados e autorizados pela prefeitura.

Essa pauta é debatida na cidade há alguns anos. Em 2021, a Secretaria Municipal de Assistência Social do município apresentou ao Câmara Municipal um plano de ação para a redução do consumo de álcool por moradores em situação de rua nas praças. Na época, a pasta buscava oferecer assistência a população com dependência química.

Outra cidade mineira foi pelo mesmo caminho de Conselheiro Pena e decidiu proibir o consumo de álcool nas praças. Se trata de Recreio, na Zona da Mata. Em 2021, foi publicada uma lei que proíbe beber em praças e outros espaços públicos.

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Comissão da ALMG vai debater venda de hidrelétricas da Cemig

Justiça permite que 123 Milhas antecipe pagamento de dívidas trabalhistas

Celular pega fogo no bolso de jovem em lanchonete de Minas Gerais

‘Taxa das blusinhas’: Zema nega aumento do ICMS sobre importados em Minas Gerais

Ministério Público recupera carta escrita por Santos Dumont e outros documentos históricos

Trilhas de Futuro: programa que oferece cursos gratuitos tem inscrições abertas

Últimas notícias

Moraes pede que PGR analise sobre prisão preventiva de Bolsonaro

‘Cruzeiro não sai do lugar desde o ano passado’, diz colunista Samuel Venâncio

Consórcio de prefeituras da Grande BH vence licitação para gerir Hospital Amélia Lins

Brasil recupera 25 fósseis de insetos que seriam vendidos no exterior

Val Kilmer, astro de ‘Top Gun’ e ‘Batman’, morre aos 65 anos nos EUA

Greve da Receita Federal atrasa instalação de novo gramado na Arena MRV

Novas taxas de cartórios aumentam 500% o valor da transferência de imóveis

Nicola: colegas de equipe estão incomodados com ‘privilégios’ de Matheus Pereira no Cruzeiro

Metallica Symphonic Tribute: Ganhe ingressos para o show no Cine Theatro Brasil