O estudante Caio Temponi, de apenas 16 anos, tem vencido inúmeras barreiras por meio da educação. Recentemente, o mineiro de Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi escolhido como um dos 100 jovens prodígios no prêmio Child Prodigy Awards, da Inglaterra.
Em conversa com a Rede 98, o adolescente conta que sempre amou estudar, especialmente matemática. Essa paixão pelo conhecimento levou o rapaz a conquistar 18 aprovações em concursos militares e vestibulares.
“Eu fico muito feliz de estar na lista das 100 crianças mais prodígios do mundo, porque eu me dediquei bastante e estudei bastante. Poder ver todo o meu esforço valendo a pena agora foi muito gratificante”, declarou.
Com apenas 13 anos, Caio foi aprovado nos cursos de Medicina e Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aos 14, ele foi o mais jovem a ser aprovado no vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que é considerado o mais difícil do Brasil.
Atualmente ele concilia o curso de Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com o curso de Matemática em uma faculdade particular da cidade. O estudante compartilha o conhecimento adquirido por ele em um canal do YouTube.
“Eu espero que a minha jornada consiga ajudar e inspirar outros jovens e mostrar que, com dedicação, com esforço, você consegue alcançar os seus sonhos com o poder da educação”, disse ele.