Uma operação nacional de combate ao tráfico de animais silvestres está sendo realizada nesta quarta-feira (29/10) em Minas Gerais e outros estados. No estado, as ações ocorrem em Montes Claros, Juiz de Fora, Almenara e Divisópolis.
A iniciativa é coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), por meio do Projeto Libertas, e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A operação conta ainda com o apoio da Freeland Brasil e o financiamento do Escritório de Assuntos Internacionais sobre Narcóticos e Aplicação de Lei dos Estados Unidos (INL).
De acordo com o MPMG, além do tráfico de animais silvestres, as investigações também identificam outros crimes associados, como receptação, falsificação de documentos e sinais públicos, maus-tratos e organização criminosa.
Os animais resgatados estão sendo encaminhados a centros de reabilitação do Ibama e de órgãos estaduais, onde recebem cuidados veterinários. Segundo os órgãos, sempre que possível, esses animais são devolvidos à natureza. Já os que não têm condições de sobrevivência permanecem em criadouros conservacionistas ou zoológicos autorizados.
Além de Minas Gerais, a operação também ocorre nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.
