PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Privatização da Copasa é aprovada em 1º turno na Assembleia Legislativa

Siga no

Copasa está em processo de privatização (Copasa/Divulgação)

Compartilhar matéria

Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovaram, em primeiro turno, o projeto que autoriza a privatização da Copasa. Foram 50 votos a favor e 17 contra. A proposta, defendida pela base do governador Romeu Zema (Novo), trata da venda da companhia de saneamento.

Agora, o texto volta para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) antes de seguir para a votação final em segundo turno no plenário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O texto autoriza o estado a deixar o controle da companhia de saneamento por meio de venda de ações ou diluição de participação. A proposta prevê que a futura empresa adote o modelo de corporation, sem um acionista dominante, e é considerada pelo governo essencial para a adesão ao Propag, o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas do Estado com a União.

Durante a tramitação, comissões aprovaram substitutivos com garantias voltadas ao atendimento dos usuários e à proteção dos trabalhadores da Copasa. Entre as medidas estão metas de universalização, inclusão de áreas rurais e urbanas informais e manutenção da tarifa social.

Também está prevista a estabilidade de 18 meses para os funcionários após a venda e a autorização para a Copasa incorporar a Copanor, subsidiária que atua em regiões vulneráveis do estado. As comissões reforçaram ainda o princípio da modicidade tarifária, que consiste em manter as tarifas de serviços públicos essenciais em preços justos e acessíveis para consumidores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os recursos obtidos com a privatização deverão priorizar a amortização da dívida de Minas com a União, podendo parte ser usada para criar um fundo estadual de saneamento. Um novo substitutivo, apresentado na FFO, permite a realocação dos trabalhadores em outras estatais após o fim da estabilidade.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Carreta com combustível tomba na BR-381 e interdita rodovia em Minas Gerais

Minas já registrou mais de 600 focos de incêndio em 2026

‘Comida dos deuses’: Vogue México exalta o pão de queijo em edição especial sobre o Brasil

UFMG busca voluntários que perderam entes queridos para pesquisa sobre luto e trauma

Mostra de Cinema de Tiradentes é reconhecida como de relevante interesse cultural de Minas

Acidentes provocam congestionamentos quilômétricos em rodovias na Grande BH

Últimas notícias

Israel promete retaliação após Irã lançar mísseis em meio à escalada de tensão no Oriente Médio

Casal é levado à delegacia por gerar tumulto após confundir símbolo de quadrilha junina com estrela do PT 

Em jogo alucinante, Brasil vence a Itália e assume liderança da VNL Feminina

Após incêndio em garagem, frota reserva será usada para manter circulação dos ônibus em BH

Eriksen volta a desmaiar em campo, e amistoso entre Dinamarca e Ucrânia é encerrado

Cruzeiro se acerta com Racing por Gabriel Rojas

Moradores e funcionários ajudaram a salvar ônibus de incêndio que destruiu garagem no Dom Cabral: ‘parecia um inferno’

Wesley faz forte desabafo após ser cortado da Copa do Mundo 

VÍDEOS: Fumaça de incêndio no Dom Cabral é vista de diferentes pontos de BH