O Vaticano realiza neste domingo (7/9) a missa de canonização de Carlo Acutis, que será presidida pelo Papa Leão XIV na Praça de São Pedro. O jovem italiano, conhecido como o “padroeiro da internet”, será proclamado santo ao lado do beato Pier Giorgio Frassati, em celebração marcada para as 9h (horário de Roma), 5h da manhã no horário de Brasília.
Quem foi Carlo Acutis?
Nascido no Reino Unido e criado em Milão, Carlo Acutis (1991–2006) usava suas habilidades em tecnologia e ciência da computação para evangelizar. Criou um site sobre milagres eucarísticos e ficou conhecido como o “padroeiro da internet”.
Filho de Antonia Salzano, Carlo era descrito como um jovem comum, que gostava de brincar e estar com amigos, mas que se destacava pela fé. “Sua qualidade extraordinária era ter aberto a porta do seu coração para Jesus e colocado Jesus em primeiro lugar em sua vida”, afirmou sua mãe à Reuters.
Aos 15 anos, Carlo Acutis morreu de leucemia em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Foi sepultado em Assis, onde hoje seu corpo está exposto em um relicário de vidro, vestido com jeans e moletom, recebendo homenagens de milhares de fiéis.
Milagres atribuídos a Carlo Acutis
Dois milagres reconhecidos pelo Vaticano abriram caminho para a canonização. Um deles aconteceu no Brasil: a cura de Matheus Vianna, um menino de Campo Grande (MS) diagnosticado com pâncreas anular, doença congênita rara. Após oração à intercessão de Acutis, a criança foi curada de forma inexplicável pela medicina.