Primeira-dama da França dá tapa no rosto de Macron, que diz ter sido ‘brincadeira’

Siga no

As imagens de Emmanuel e Brigitte Macron desembarcando no Vietnã geraram muitos comentários nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

Compartilhar matéria

Era apenas uma “briga de brincadeira”. Essa foi a explicação do presidente francês Emmanuel Macron nesta segunda-feira, 26, para imagens de vídeo que mostram sua mulher, Brigitte, empurrando seu rosto com as duas mãos antes de desembarcarem do avião para começar uma viagem pelo Sudeste Asiático neste fim de semana.

O momento rapidamente virou manchete na França, com a mídia tentando decifrar a interação que as câmeras flagraram através da porta recém-aberta do avião. A manchete de uma matéria no site do jornal Le Parisien perguntava: “Tapa ou ‘briga’? As imagens de Emmanuel e Brigitte Macron desembarcando no Vietnã geram muitos comentários.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mais tarde, Macron disse aos repórteres que o casal – casado desde 2007, após se conhecerem na escola onde ele estudava e ela era professora – estava apenas brincando.

“Minha mulher e eu estávamos brincando, como costumamos fazer”, disse ele, acrescentando que o incidente estava sendo exagerado como “uma espécie de catástrofe geoplanetária”.

Em um vídeo gravado pela Associated Press quando os Macron chegaram a Hanói, no Vietnã, no domingo, 25, um homem uniformizado é visto abrindo a porta do avião e revelando o presidente parado lá dentro, vestido de terno e conversando com alguém que não estava visível.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os braços de Brigitte Macron – em vermelho – foram vistos se estendendo e empurrando Macron, com uma mão cobrindo sua boca e parte do nariz, enquanto a outra segurava seu queixo. O líder francês recuou, virando a cabeça. Então, aparentemente percebendo que estava sendo filmado, abriu um sorriso e acenou levemente.

Em imagens subsequentes, Macron e sua mulher, vestindo uma jaqueta vermelha, apareceram no topo da escada. Ele ofereceu o braço, mas ela não o aceitou. Desceram lado a lado a escada acarpetada.

“Todos precisam se acalmar”, disse ele. O gabinete do presidente também minimizou a interação.

“Foi um momento em que o presidente e sua mulher estavam relaxando uma última vez antes do início da viagem, brincando. É um momento de cumplicidade. Foi tudo o que faltava para dar munição aos teóricos da conspiração”, disse seu gabinete.

Brigitte Macron era Brigitte Auzière, casada e mãe de três filhos, quando se conheceram no colégio dele. Professora, ela supervisionava o clube de teatro do qual Emmanuel Macron, um amante da literatura, era membro.

Ele se mudou para Paris para o último ano do ensino médio, mas prometeu se casar com Brigitte. Mais tarde, ela se mudou para a capital francesa para se juntar a ele e se divorciou antes de finalmente se casarem.

O líder francês argumentou que as imagens e as reações a elas serviram como um alerta sobre a desinformação na era das mídias sociais, observando que, nas últimas semanas, outros vídeos foram usados para circular histórias inventadas sobre ele.

O Vietnã é a primeira escala de uma viagem de quase uma semana de Macron pelo sudeste asiático, durante a qual também visitará Indonésia e Cingapura.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Mundo

Irã ataca Israel de norte a sul em meio a negociações com diplomatas europeus

Chefe da AIEA diz que não tem prova de armas nucleares do Irã

Xi Jinping culpa Israel em primeira declaração sobre conflito com Irã; Putin adota neutralidade

Aiatolá ameaça reagir contra EUA após Trump exigir a rendição do Irã

Conflito entre Israel e Irã já pressiona petróleo, logística e alianças globais

TV estatal do Irã é bombardeada ao vivo; Teerã atribui ataque a Israel

Últimas notícias

Marcelo Moreno revela ter emprestado milhões aos cofres do Cruzeiro

Flamengo vira sobre o Chelsea e amplia domínio brasileiro contra europeus no Mundial

Como Atlético e Cruzeiro podem participar da próxima Copa do Mundo de Clubes da FIFA?

União estável e herança: quando o amor esbarra na burocracia

Vazam 16 bilhões de senhas da Apple, Google e Meta; maior parte é em português

Moraes vota por condenação de acusado de furtar bola com autógrafo de Neymar

Sumitomo em Minas: empresa japonesa vai investir R$ 140 milhões em beneficiamento de soja

Mestres da Merenda tem inscrições prorrogadas; reality show elege a melhor cantineira de Minas

Prepara Padaria quer impulsionar pequenas panificadoras da Grande BH com qualificação e inovação