O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (4/4) diversas mudanças nas secretarias da Prefeitura de BH (PBH). O “entra e sai” no Executivo da capital mineira já era esperado após a morte de Fuad Noman.
A mudança que mais chamou atenção foi a saída de Josué Valadão da prefeitura, que ocupou diversos cargos na administração pública desde 2009, quando o prefeito de BH era Márcio Lacerda.
Além disso, vários secretários foram transferidos de pasta. É o caso de André Reis, que tem 20 anos de PBH, e deixou a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão para assumir a de Assistência Social.
Veja como ficou o secretariado da PBH
Secretaria de Assistência Social: sai Josué Valadão (exonerado) e entra André Reis (transferido)
Secretaria de Segurança: sai Genilson Ribeiro Zeferino (exonerado) e entra Márcio Lobato
Secretaria de Governo: sai Leonardo Castro (transferido) e entra Guilherme Daltro
Secretaria de Esportes e Lazer: sai Guilherme Orair (interino) e entra Rubão
Secretaria de Educação: sai Bruno Barral (exonerado) e entra Marcus Clemente (interino)
Secretaria de Políticas Urbanas: sai André Reis (transferido) e entra Leonardo Castro (transferido)
Chefia de Gabinete: sai Daniel Messias (exonerado) e entra Duander Franco
Secretário de Educação é alvo da PF
Nessa quinta-feira (3/4), o então secretário municipal de Educação de Belo Horizonte, Bruno Barral, pediu exoneração do cargo. A Prefeitura de Belo Horizonte publicou a exoneração em edição especial do Diário Oficial do Município, ao final da tarde.
O secretário já tinha sido afastado do cargo na manhã desta quinta-feira, após decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Barral é alvo da 3° fase da operação Overclean, uma parceria entre a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) que pretende desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes licitatórias, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos.
Os crimes pelos quais ele é investigado correspondem ao período entre setembro de 2017 e novembro de 2018, época em que foi secretário municipal de Educação, de Salvador na Bahia.