Um vídeo divulgado pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos provocou repercussão nas redes sociais ao utilizar referências da franquia Pokémon para divulgar operações de prisão de imigrantes. Publicado no X na última segunda-feira (22/9), o material já ultrapassou 67 milhões de visualizações.
A produção intercala cenas de detidos pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) com imagens da animação japonesa. O slogan “Gotta Catch ’Em All” (em português, “temos que pegar todos”) aparece como legenda da publicação. Segundo a Fox News, as ações do ICE ocorreram em setembro em cidades como Newark, Houston e Atlanta.
O vídeo vai além da simples citação. Os suspeitos são retratados como se fossem cartas colecionáveis de Pokémon, reunidas em uma categoria chamada “Piores dos Piores”. Cada uma delas traz ainda um símbolo de floco de neve, em alusão à sigla ICE (que também significa “gelo” em inglês), apresentado como “fraqueza” dos personagens — em referência ao sistema do jogo.
Gotta Catch ‘Em All. pic.twitter.com/qCvflkJGmB
— Homeland Security (@DHSgov) September 22, 2025
A estratégia, no entanto, levantou críticas de usuários. Muitos cobraram uma possível reação da Nintendo e da The Pokémon Company por uso indevido das marcas. “Estou pensando em não comprar um Switch 2 para meu sobrinho por causa desta postagem aprovada pela Nintendo!”, comentou um internauta a fim de pressionar a empresa contra a publicação.
Além da polêmica com direitos autorais, usuários do X também criticaram o uso de recursos públicos em campanhas que misturam propaganda política com entretenimento. “Por favor, me diga que o dinheiro dos meus impostos não está pagando designers gráficos para criar propaganda do ICE com tema de Pokémon”, registrou um internauta.