PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

Siga no

(Ricardo Stuckert/PR)

Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, confirmou nessa terça-feira (20/1) que convidou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para compor o que vem sendo chamado de Conselho da Paz, um colegiado de líderes internacionais, presidido pelo próprio chefe de Estado norte-americano, que será criado para supervisionar o trabalho de um Comitê Nacional para a Administração de Gaza (NCAG, na sigla em inglês).

Este comitê foi anunciado pela Casa Branca, na semana passada, e será responsável pela reconstrução da Faixa de Gaza, enclave palestino que foi praticamente destruído pelas forças militares de Israel ao logo dos últimos anos, com mais de 68 mil mortos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu convidei. Eu gosto dele. Lula terá um grande papel no conselho da paz de Gaza”, disse Trump ao ser questionado por uma jornalista durante coletiva de imprensa em que fez um balanço do primeiro ano de seu segundo mandato. O mandato trumpista vai até janeiro de 2029.

Plano para a Palestina

O conselho idealizado por Trump faz parte da segunda fase do plano de paz para Gaza assinado em outubro do ano passado, sob mediação do norte-americano, que viabilizou um suposto cessar-fogo nos ataques de Israel ao território palestino, apesar da continuidade de bombardeios e tiroteios, segundo relatos recentes de integrantes de agências das Nações Unidas que atuam na região.

Até o momento, o Palácio do Planalto não sinalizou se Lula aceitará ou não o convite. Fontes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) já haviam confirmado recebimento do convite no último fim de semana, via Embaixada do Brasil em Washington.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outros líderes internacionais também receberam o mesmo convite, a exemplo do presidente da Argentina, Javier Milei, que postou a carta de Trump em suas redes sociais e se disse honrado com a oportunidade. O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também recebeu o mesmo convite e agradeceu em uma postagem na rede social X. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também teria sido convidado, assim como líderes da Europa e do Egito.

Em comunicado divulgado na última sexta-feira (16/1), o governo Trump anunciou a formação do grupo que governará Gaza, que inclui o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, o secretário de Estado, Marco Rubio, o genro do presidente, Jared Kushner, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, entre outros. De acordo com o comunicado, caberá a este comitê executivo refletir as diretrizes definidas pelo Conselho da Paz.

Além deste, um outro comitê executivo também está sendo formado, incluindo autoridades de perfil tecnocrático da Turquia e Catar. Nenhum líder palestino, até o momento, foi indicado para compor essas estruturas de governança para Gaza.

No convite enviado a Santiago Peña e Javier Milei, de igual teor, não há informações sobre a composição deste conselho nem as regras de funcionamento. De acordo com a imprensa estrangeira, incluindo jornais israelenses, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu criticou o anúncio da Casa Branca, dizendo que o comitê executivo “não foi coordenado com Israel e contraria a política do país.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um rascunho de um suposto estatuto deste conselho, divulgado pela emissora Bloomberg, dos EUA, informa que o governo norte-americano estaria pedindo US$ 1 bilhão para que o país convidado garantisse assento permanente no colegiado, o que dá mais de R$ 5 bilhões na cotação atual. A cobrança foi negada pela Casa Branca, informou a agência Reuters.

Críticas

Em meio a um novo ciclo de aumento de tensões entre Trump e líderes europeus, por conta da tentativa do governo dos EUA em anexar a Groelândia, o presidente Lula criticou o líder norte-americano. Enquanto discursava em cerimônia de entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida, no Rio Grande do Sul, nesta terça, Lula chamou a atenção para o fato de que Trump tenta “governar o mundo” via publicações em redes sociais.

“Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter?”, disse. “É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala ainda o que ele falou”, acrescentou o presidente. Ao criticar o uso excessivo de dispositivos, Lula afirmou que não permite a entrada de pessoas com celular em seu gabinete.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Justiça suspende processo de cassação de Lucas Ganem na Câmara de BH

Bolsonaro tem picos de pressão alta durante a semana, diz boletim médico

Parlamentares da Federação Brasil da Esperança reforçam apoio a Marília Campos ao Senado

Edinho vai se reunir com Marília neste domingo (28) para tentar convencê-la de disputar o Governo de Minas

Sob pressão do PT para disputar o governo, Marília participa de evento com Jarbas e Gabriel

‘Está cheio de nego maluco no mundo’, diz Lula ao defender reforço da defesa nacional

Últimas notícias

EUA bombardeiam Estreito de Ormuz, após Trump acusar Irã de violação de cessar-fogo

Vôlei: Brasil é superado pela Itália, seu 2º revés na Liga das Nações

Senegal goleia Iraque e fica vivo em disputa para o mata-mata da Copa

Com hat-trick de Dembelé, França vence a Noruega e garante classificação invicta na Copa do Mundo

América acerta rescisão com Val Soares e volante deixa o clube

Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do Brasil na Copa; queda na próxima partida pode chegar a 20%

Venezuela tem quase 1 mil mortos por causa de terremotos

Fiemg vê bandeira amarela com cautela diante de alertas sobre El Niño

Ancelotti poupa titulares em primeiro treino para Brasil x Japão