O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (29/9), em publicação na rede social Truth Social, que vai impor uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora do país. Segundo ele, a medida visa proteger a indústria cinematográfica americana, que, em sua visão, tem sido prejudicada por produções estrangeiras.
“Nosso modelo de produção de filmes foi roubado dos Estados Unidos da América, por outros países, como rouba ‘doces de um bebê’. A Califórnia, com seu governador fraco e incompetente, foi particularmente afetada!”, escreveu Trump, em alusão a Hollywood, berço de estúdios aclamados e maior centro da indústria cinematográfica mundial.
Caso seja implementada de fato, a medida pode encarecer o custo de filmes importados, afetar a programação de cinemas e plataformas de streaming. Além disso, o movimento pode provocar retaliações de outros países que exportam produções para os Estados Unidos.
O impacto econômico e comercial da tarifa ainda é incerto, mas já gera preocupação no setor de entretenimento. Após o anúncio, as ações da Netflix caíram 1,5% no início do pregão.
Também não há informações sobre quando a tarifa entraria em vigor, nem sobre como seria aplicada na prática.