Resolver os desafios da gestão pública por meio da tecnologia. Esse é o objetivo das startups selecionadas pelo programa PBH Inova, anunciadas pela prefeitura nesta terça-feira (29/4), que vão atuar na melhoria de serviços de saúde, segurança e gestão em Belo Horizonte.
Baseado no Marco Legal das Startups, que pretende desburocratizar a contratação de empresas de tecnologia para o setor público, a finalidade da contratação é atender a população de forma mais ágil, por meio dos serviços que o executivo entrega ao cidadão.
“Eu quero atender à saúde com mais rapidez. Antes da pessoa sair para procurar uma UPA, procurar um centro de saúde, eu quero atender essa pessoa na casa dela. Eu preciso de tecnologia para isso”, explicou o prefeito da capital, Álvaro Damião.
Damião citou ainda que pretende melhorar o trânsito da cidade por meio de semáforos inteligentes, além de atuar na segurança pública.
“Eu preciso de câmeras inteligentes que mostrem quem é que está andando pela cidade. Eu preciso de diminuir a violência, principalmente no centro da capital. E para isso eu preciso de inteligência. Por isso, as startups vão vir para isso”, destacou.
As parcerias com as startups Fintudo, Jsoftware, Maxbot, Metropolys, Quasar, Reachr e Smart Tour vão ser executadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais em parceria com a Prodabel e a PBH Ativos.