PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rubio anuncia restrição de vistos para estrangeiros ‘cúmplices na censura a americanos’

Siga no

Declaração foi feita em publicação nas redes sociais (US Embassy/Divulgação)

Compartilhar matéria

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (28/5) uma nova política de restrição de vistos voltada a autoridades estrangeiras envolvidas em atos de censura contra empresas de tecnologia norte-americanas e contra “cidadãos ou residentes americanos”. O comunicado, no entanto, não esclarece se os residentes precisam ter cidadania dos EUA ou não.

A medida foi divulgada inicialmente pela plataforma X e detalhada em nota oficial do Departamento de Estado, assinada pelo secretário Marco Rubio. A nova diretriz atualiza orientações anteriores e reforça a liberdade de expressão como um princípio inegociável da política externa dos EUA.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Rubio afirmou que “autoridades estrangeiras tomaram medidas flagrantes de censura contra empresas de tecnologia e cidadãos ou residentes dos EUA, sem terem autoridade para isso”.

Ele também alertou para o crescimento de iniciativas internacionais que tentam impor restrições à liberdade de expressão garantida pela Constituição americana: “Mesmo enquanto agimos para rejeitar a censura em casa, vemos casos preocupantes de governos e autoridades estrangeiras assumindo esse papel”.

De acordo com o comunicado, é “inaceitável que autoridades estrangeiras emitam ou ameacem emitir mandados de prisão sobre cidadãos ou residentes dos EUA por postagens feitas em plataformas americanas enquanto estiverem fisicamente em solo americano”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Rubio também criticou exigências de governos estrangeiros para que redes sociais dos EUA adotem normas globais de moderação de conteúdo. “Não toleraremos violações da soberania americana”, declarou.

O comunicado não cita nominalmente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, mas Rubio afirmou na semana passada que “há uma grande possibilidade” de o brasileiro ser alvo de sanções por parte do governo Trump.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Renúncia de Starmer expõe crise econômica no Reino Unido e desgaste do sistema político, avalia Wilson Mendonça

Atriz turca de ‘Coração de Mãe’ é encontrada morta; advogado pede investigação de mordida de macaco

Bola da Copa vai ao espaço em experimento da NASA que ajuda a explicar a ‘física do futebol’

Keir Starmer renuncia e Reino Unido se prepara para escolher novo primeiro-ministro

Eleições na Colômbia: Petro contesta eleição, pede recontagem dos votos e questiona sistema eleitoral

Candidato da direita, Abelardo de la Espriella vence eleição na Colômbia

Últimas notícias

Pedreiro que teve perna amputada será indenizado pela Prefeitura de BH

Ibovespa sobe e juros futuros caem no dia

Jan Gehl e o urbanismo focado nas pessoas

Alerta falso da Defesa Civil gera debate no Brasil

Granizo causa prejuízo a cafeicultores no Sul de MG

Governo injeta R$ 5 bi em companhias aéreas

Inflação de alimentos volta a pressionar famílias

IA muda decisões no mercado imobiliário

Funcionário influenciador vira risco para marcas