Casos de desentendimentos entre motoristas de aplicativo e passageiros têm se tornado cada vez mais comuns. Nessa quarta-feira (19/2), um vídeo que mostra uma discussão entre um motorista da Uber e uma passageira que pediu para ele desligar o rádio viralizou nas redes sociais. Com o objetivo de promover uma relação mais respeitosa entre usuários e motoristas parceiros, a empresa lançou um recurso que permite bloquear passageiros na Uber para evitar futuras conexões.
A nova funcionalidade adiciona elementos à tela de avaliação dos motoristas, permitindo o bloqueio automático ou opcional dependendo da nota dada ao passageiro. Segundo a Uber, o recurso ficará disponível de forma gradual para os motoristas nos próximos dias.
Caso o motorista avalie o passageiro com uma estrela, o bloqueio de conexão será automático. Um aviso informará ao motorista que, ao dar essa nota, ele não será mais combinado com aquele passageiro em futuras viagens.
Em avaliações de 2 e 3 estrelas o motorista terá acesso a um botão que ele poderá ativar para impedir novos pareamentos com o passageiro em questão.
As avaliações de 4 e 5 estrelas, como indicam uma experiência satisfatória ou positiva, não haverá opção de despareamento.
“Essa novidade busca oferecer mais controle aos motoristas sobre suas viagens e reforçar a importância do bom comportamento dos usuários para manter uma boa avaliação no app”, informou a plataforma sobre a nova ferramenta para bloquear passageiros na Uber.
Os usuários podem encontrar informações sobre as avaliações recebidas na Central de Privacidade, que pode ser acessada em Conta > Configurações > Privacidade > Ver Resumo > Avaliações.
“A Uber incentiva que todos os usuários revisem o Código da Comunidade, que estabelece o respeito como base para qualquer interação na plataforma e reforça que comportamentos inapropriados podem levar à desativação da conta”, informou a empresa.