PUBLICIDADE

Saiba como se proteger em meio ao avanço dos vírus respiratórios no Brasil

Siga no

Os vírus são transmitidos de pessoa a pessoa a partir das secreções respiratórias, principalmente, por meio da tosse ou do espirro (Tony Winston/Agência Brasília)

Compartilhar matéria

O aumento do número de casos de infecções por vírus respiratórios no Brasil acendeu um alerta quanto a importância de cuidados básicos de prevenção. Atos simples, como lavar as mãos regularmente, cobrir o rosto ao tossir e usar álcool em gel, podem combater uma série dessas doenças.

Em conversa com a Rede 98, o médico e infectologista Carlos Starling explica que manter a imunização em dia é outro fator que deve ser tido como prioridade. No Brasil, a cobertura vacinal da gripe chega a somente 20%, o que pode elevar os casos graves de síndrome respiratória aguda grave.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Temos que adotar as medidas que estão disponíveis. Vacinar contra a Covid e a Influenza, higienizar as mãos com frequência, utilizar máscaras, principalmente, as pessoas mais suscetíveis e vulneráveis, em ambientes mais fechados”, disse ele.

Os vírus são transmitidos de pessoa a pessoa a partir das secreções respiratórias, principalmente, por meio da tosse ou do espirro. Eles ainda podem sobreviver por até 48 horas no ambiente, especialmente em superfícies como corrimões, interruptores de luz e maçanetas.

Por isso, manter a higienização desses espaços e lavar a mão logo após tocar em locais com grande fluxo de pessoas é essencial para prevenir doenças desta natureza.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave se manifesta a partir de casos de síndromes gripais que evoluem com sinais de gravidade. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, como os da influenza tipo A e B, ou por bactérias, fungos e outros agentes. Os sintomas, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça e de garganta, cansaço e dores musculares.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Estado de SP confirma mais dois casos de intoxicação por metanol

‘O desafio é levar saúde de qualidade para cada cantinho de Minas’, diz Fábio Baccheretti

Anvisa anuncia edital internacional para compra de antídoto contra metanol

Prefeitura de BH vai fornecer sensor de glicose grátis para diabetes tipo 1

A revolução silenciosa da idade

Minas Gerais registra 27 casos de febre maculosa em 2025

Últimas notícias

A volta do prêmio de risco: o fim da euforia das debêntures incentivadas

A carne ficou mais cara nos EUA e o vilão não é o frigorífico

Por que a França teme o agronegócio brasileiro

Filmes que flopam no cinema e viralizam no streaming

Trump quer pagar dividendos de US$ 2.000 para americanos e o mercado reage

Mais de 300 bairros de BH podem ficar sem água nesta terça

UFMG tem cinco cientistas entre os mais influentes em políticas públicas no mundo

Torcedores do Boca Juniors provocam River Plate com fantasias de fantasmas durante clássico

Caravana de Natal da Coca-Cola chega a cidades de Minas Gerais em dezembro; veja datas