PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Saiba como se proteger em meio ao avanço dos vírus respiratórios no Brasil

Siga no

Os vírus são transmitidos de pessoa a pessoa a partir das secreções respiratórias, principalmente, por meio da tosse ou do espirro (Tony Winston/Agência Brasília)

Compartilhar matéria

O aumento do número de casos de infecções por vírus respiratórios no Brasil acendeu um alerta quanto a importância de cuidados básicos de prevenção. Atos simples, como lavar as mãos regularmente, cobrir o rosto ao tossir e usar álcool em gel, podem combater uma série dessas doenças.

Em conversa com a Rede 98, o médico e infectologista Carlos Starling explica que manter a imunização em dia é outro fator que deve ser tido como prioridade. No Brasil, a cobertura vacinal da gripe chega a somente 20%, o que pode elevar os casos graves de síndrome respiratória aguda grave.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Temos que adotar as medidas que estão disponíveis. Vacinar contra a Covid e a Influenza, higienizar as mãos com frequência, utilizar máscaras, principalmente, as pessoas mais suscetíveis e vulneráveis, em ambientes mais fechados”, disse ele.

Os vírus são transmitidos de pessoa a pessoa a partir das secreções respiratórias, principalmente, por meio da tosse ou do espirro. Eles ainda podem sobreviver por até 48 horas no ambiente, especialmente em superfícies como corrimões, interruptores de luz e maçanetas.

Por isso, manter a higienização desses espaços e lavar a mão logo após tocar em locais com grande fluxo de pessoas é essencial para prevenir doenças desta natureza.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave se manifesta a partir de casos de síndromes gripais que evoluem com sinais de gravidade. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, como os da influenza tipo A e B, ou por bactérias, fungos e outros agentes. Os sintomas, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça e de garganta, cansaço e dores musculares.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Hospitais filantrópicos notificam PBH por dívida de R$ 50 milhões

Dor de cabeça e álcool: por que acontece e como evitar nas festas de fim de ano

Procedimentos esteticos no verão: o que é proibido e o que funciona

Como reduzir danos nas festas de fim de ano: um guia de saúde e bem-estar

‘Dezembrite’: entenda o que é a síndrome de cansaço e ansiedade típica do fim de ano

Refrigerantes zero açúcar podem causar mais prejuízos ao fígado, revela pesquisa

Últimas notícias

Moraes autoriza visita de filhos de Bolsonaro enquanto ele estiver internado

Gerador de Mensagens de Natal e Ano Novo 2026: Textos prontos para WhatsApp

Toffoli marca acareação entre Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do BC

Inovação também nasce do acaso, como o picolé

Vitor Hugo se acerta com o Atlético e encaminha permanência para 2026

Atlético confirma acerto com Renan Lodi por cinco anos

Por que a roupa de Natal carrega memória e significado

Resultados começam quando o líder conhece sua equipe

IA não substitui pessoas, mas expõe quem sabe usá-la