Ao vivo
98 Esportes - 1ª edição Segunda a Sexta - 08h às 10h

Os nossos especialistas em futebol acordam cedo para dar as primeiras informações do seu time e fazer uma análise precisa da rodada.

Saiba como se proteger em meio ao avanço dos vírus respiratórios no Brasil

Siga no

Os vírus são transmitidos de pessoa a pessoa a partir das secreções respiratórias, principalmente, por meio da tosse ou do espirro (Tony Winston/Agência Brasília)

O aumento do número de casos de infecções por vírus respiratórios no Brasil acendeu um alerta quanto a importância de cuidados básicos de prevenção. Atos simples, como lavar as mãos regularmente, cobrir o rosto ao tossir e usar álcool em gel, podem combater uma série dessas doenças.

Em conversa com a Rede 98, o médico e infectologista Carlos Starling explica que manter a imunização em dia é outro fator que deve ser tido como prioridade. No Brasil, a cobertura vacinal da gripe chega a somente 20%, o que pode elevar os casos graves de síndrome respiratória aguda grave.

“Temos que adotar as medidas que estão disponíveis. Vacinar contra a Covid e a Influenza, higienizar as mãos com frequência, utilizar máscaras, principalmente, as pessoas mais suscetíveis e vulneráveis, em ambientes mais fechados”, disse ele.

Os vírus são transmitidos de pessoa a pessoa a partir das secreções respiratórias, principalmente, por meio da tosse ou do espirro. Eles ainda podem sobreviver por até 48 horas no ambiente, especialmente em superfícies como corrimões, interruptores de luz e maçanetas.

Por isso, manter a higienização desses espaços e lavar a mão logo após tocar em locais com grande fluxo de pessoas é essencial para prevenir doenças desta natureza.

A chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave se manifesta a partir de casos de síndromes gripais que evoluem com sinais de gravidade. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, como os da influenza tipo A e B, ou por bactérias, fungos e outros agentes. Os sintomas, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça e de garganta, cansaço e dores musculares.

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Anvisa volta a proibir venda de creme dental da Colgate

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população acima de 6 meses em Minas

Com baixa cobertura vacinal, Saúde confirma ação nas escolas para imunizar crianças

Anvisa analisa 41 marcas de creatina e só uma cumpre todos os requisitos

Novo remédio aprovado no Brasil promete frear avanço do Alzheimer em fase inicial

Manobra de Heimlich: aprenda a desengasgar adultos e crianças

Últimas notícias

Operação da PF mira quadrilha que fraudou o INSS na Grande BH

STF julga denúncia contra núcleo 4 da trama golpista

Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média

Infectologista alerta que o Brasil vive momento crítico em relação aos vírus respiratórios

Passagens do metrô de BH deixam de ser vendidas em bilheterias

‘Feliz por ter ajudado’, diz Everson após vitória do Galo

Atlético encerra série de 11 jogos sem vencer como visitante no Brasileirão

Scarpa decide, e Atlético vence o Juventude fora de casa

Max Cavalera diz que o metal é o gênero com ‘menos racismo, sexismo e preconceito’