O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que deixa o estado em condições melhores do que as encontradas no início de sua gestão. A declaração foi feita em entrevista exclusiva à 98 News nesta quinta-feira (20/2), ao comentar a transição para o vice-governador, Mateus Simões (PSD).
Segundo Zema, o governo atual promoveu avanços importantes na administração estadual. “Estou entregando para o governador Mateus Simões um estado muito melhor do que eu recebi do Pimentel”, disse. Ele ponderou, no entanto, que ainda há desafios. “Não estou dizendo que o estado está na perfeição, mas fizemos grandes avanços”, completou.
Ao comparar os cenários de início e fim de gestão, o governador utilizou uma metáfora para ilustrar a situação financeira do estado. “O Mateus vai ter desafios, mas vai pegar o trem em cima dos trilhos já. Eu peguei o trem no fundo do oceano e tive que pegá-lo e consertá-lo”, afirmou.
Zema também destacou a situação fiscal de Minas. De acordo com ele, o estado está com as contas em dia e já aderiu ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), mecanismo voltado à reorganização financeira. Para o governador, a adesão ao programa permitirá que os próximos gestores administrem o estado com maior estabilidade orçamentária, sem enfrentar um cenário de forte pressão fiscal.
