Hoje vamos falar de uma dúvida muito comum para investidores e aqueles que estão planejando sair da casa dos pais. Vale mais a pena comprar um imóvel para morar ou alugar uma unidade para essa função? A resposta não é única, viu? Depende do seu momento de vida e do seu planejamento financeiro.
Comprar pode ser uma boa escolha caso você pretenda ficar no mesmo lugar por muitos e muitos anos, possua uma boa entrada de 20 a 30% do valor e o valor da parcela do financiamento seja igual ou menor que o aluguel que você paga ou pagará.
Nesse caso, o imóvel passa a ser um investimento em patrimônio, e isso pode trazer bastante estabilidade, visto que, de maneira geral, os imóveis tendem a se valorizar. Se você tem planos de se mudar, está começando a carreira ou quer mais flexibilidade, aí sim, o aluguel pode ser mais vantajoso.
Para aqueles que possuem a disponibilidade de trabalhar em regime de home office, que não dependem de se estabelecer localmente, também é uma boa alternativa para ter menores custos e conhecer outros lugares e ambientes. Além disso, com o valor que seria utilizado como entrada em um imóvel, é possível investir e, em alguns casos, ter retorno suficiente para cobrir o aluguel.