Você já olhou para alguém e sentiu que deu química em menos de 40 segundos? Foi esse tempo que Lula e Trump precisaram para marcar uma reunião entre Brasil e Estados Unidos na próxima semana. A agenda foi fechada na troca de posto de palestrante na Assembleia Geral da ONU. Tradicionalmente, o Brasil abre o evento.
Após falar sobre soberania, economia e defender países com governos de esquerda, Lula deixou o púlpito. O próximo a ter a palavra era Donald Trump. Nesse momento, segundo o americano, os dois chefes de Estado se abraçaram e conversaram por 39 segundos — tempo suficiente para Trump dizer: “Deu química. Gosto muito de Lula, e o petista também gosta de mim.”
Na hora, só me veio à mente a canção “Não Olhe Assim”, de Leonardo, lançada em 1998: “Tire seus olhos dos meus. Eu não quero me apaixonar.” Quem não se lembra? O cupido do game flechou o coração — e também o bolso — de quem operou comprado no mercado local.
O Ibovespa terminou o dia em alta de 0,91%, a 146.424 pontos. Ao longo da sessão, o indicador chegou a romper o patamar dos 147 mil pontos. Já o futuro da moeda americana caiu 1,15%, para a região de R$ 5,28.
Nos Estados Unidos, o presidente do Fed, Jeremy Powell, afirmou nesta terça-feira que segue monitorando o mercado de trabalho, mas sem abrir mão da meta de inflação de 2%.
Agenda do dia
- 9h30 (horário de Brasília): vendas de casas novas nos Estados Unidos (agosto).
- 14h30: divulgação do fluxo cambial estrangeiro no Brasil.