O presidente Lula assinou a Medida Provisória Brasil Soberano. O texto destina 30 bilhões de reais para os setores diretamente impactados pelas tarifas de 50% dos Estados Unidos. Durante seu discurso, o petista afirmou que o Brasil não retalhou os americanos, em uma demonstração de querer negociar, mas que, se precisar, o país vai para a briga.
Ele também garantiu que está trabalhando para abrir novos mercados consumidores para os empresários brasileiros. Ontem, conversei com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, o senhor Charles Tang. Ele afirmou que o país oriental vai ajudar o Brasil, que já começou a aumentar o volume de compras de produtos brasileiros, com destaque para a soja.
O Ibovespa fechou o dia em queda de 0,39%, a 136.687 pontos. Destaque para o papel da MRV, que operou em alta e terminou a sessão com elevação de 6,63%. Já a CBC Brasil operou no lado oposto nesta quarta-feira e encerrou com uma queda de praticamente 11%.
Ainda no noticiário corporativo, o Ibama autorizou a simulação da Petrobras na Foz do Amazonas. Essa é a última etapa do processo para possível perfuração e exploração do local. Anote aí já na sua agenda: o teste vai acontecer no dia 24 de agosto, pleno domingão.
Agenda do dia
- Temporada de balanços segue no radar, dessa vez todo mundo pensando nele: o balanço do Banco do Brasil.
- Às 9h30 da manhã, tem pedidos de seguro-desemprego referentes ao mês de julho, nos Estados Unidos.
- Às 8h50 da noite, horário de Brasília, divulgação do PIB trimestral e anual do Japão. Tem que estar no radar.