PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A pirueta da esquerda no segundo turno

Siga no

Presidente Lula tenta a reeleição (Agência Brasil/Marcelo Camargo)

Compartilhar matéria

Lula se surpreendeu com o resultado que veio das urnas. Mas foi só ele mesmo. Ele, Janja e uns poucos petistas que se recusam a aterrissar no Brasil de 2026. O presidente não estava apenas fora das redes sociais. Estava desconectado das dores do brasileiro. E é por isso que a campanha de Flávio Bolsonaro é melhor. Estou falando da campanha, não julgando os candidatos. Flávio entendeu o medo da violência. Entendeu que eleição é sobre o presente, mas, principalmente, sobre o futuro. Entendeu que o antipetismo impera, que o mercado de trabalho mudou e que a população carece de esperança. Quer mudança.

Lula tenta uma virada radical na campanha, mas corre o risco de dar um giro de 360 graus e parar exatamente onde começou. Apesar dos formatos novos, o discurso atualizado soa como estratégia eleitoral pura e simples. Quem vê Lula dizer que, para bandido, haverá punição pode sentir o desconforto de ouvir essa afirmação do político de quase 81 anos que passou a vida defendendo que a violência tem relação com a exclusão, a miséria e a falta de oportunidades.

O presidente também não entendeu o recado de Kátia Abreu, celebrado no entorno de Lula como a mensagem que todo mundo gostaria de ter coragem de passar: menos Janja, mais Alckmin. A primeira-dama cantando música gospel pode soar falso. Falando palavrão em cima de carro de som, fala apenas com a própria bolha e, para piorar, corre o risco de criar antipatia entre os mais de três milhões de eleitores do deputado que ela mirava. Eleição é estratégia, é foco. É saber para quem se pede votos.

E, como cereja do bolo, o PT quer ensinar seus seguidores a conversar com o eleitor que deseja conquistar, orientando-os a deixar de cobrar e criticar quem vota no candidato concorrente. Como se ser gay, pobre ou negro obrigasse alguém a votar em Lula. Benefício social é direito, não propriedade da esquerda.

Uma campanha que precisa ensinar seus aliados que expressões como “CEO de MEI”, além de injustas e burras, afastam o eleitor tem um problema que vai muito além da comunicação. Revela a dificuldade de compreender quem está do outro lado. E ajuda a explicar por que o elitismo intelectual se tornou um dos fatores que contribuíram para a perda de espaço para a direita.

Compartilhar matéria

Siga no

Marina Schettini

Jornalista com passagens pelos jornais O Tempo e Super Notícia. Formada pelo Uni-BH com especialização em culturas midiáticas pela UFMG, tem a política como sua principal área de atuação.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

‘Presidente do TSE não pode ter lado na política’, diz Lula ao cobrar Nunes Marques

Área técnica do TSE não encontra em canal de Janones conteúdo citado por Flávio em denúncia

Gabriel Azevedo no governo: entre a competência e a velha política

Dia de Nossa Senhora Aparecida: Lula e Flávio Bolsonaro participam de missas em Brasília

Moraes autoriza retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai, Jair Bolsonaro

Corregedor do TSE suspende decisão de Nunes Marques e libera ‘Exército do Lula’

Últimas notícias

Dia das Crianças: Indústria de brinquedos aposta em tecnologia para enfrentar demanda fraca em Minas

Idoso morre após carro cair no córrego Sarandi, em BH

Papa Leão XIV será submetido a cirurgia para retirar nódulo no pulmão nesta terça

Cruzeiro encara Bragantino em busca de sequência positiva no Brasileirão

Nossa Senhora Aparecida: veja o que abre e o que fecha nesta segunda-feira em Belo Horizonte

Preço da carne bovina sobe em BH, e diferença entre açougues ultrapassa 130%

Borbas celebra golaço de bicicleta pelo Atlético: ‘O mais bonito da carreira’

Atlético provoca Gabigol após chute na bandeirinha e virada sobre o Santos

Atlético vira sobre o Santos com golaço de bicicleta nos acréscimos