O Bloco Caricato Metralhas do IAPI conseguiu na Justiça o direito de desfilar no Carnaval de 2025 en BH. A decisão é da juíza Bárbara Heliodora Quaresma Bomfim Bicalho, da 2ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte.
O bloco teve a habilitação para desfilar negada pela Belotur e, por isso, deixou de receber o auxílio de R$ 26 mil destinado aos blocos caricatos. Em conversa com a 98, o advogado do Metralhas do IAPI explicou que o imbróglio com a Prefeitura de Belo Horizonte é antigo.
“Em 2012, o bloco se habilitou para desfilar no Carnaval daquele ano, porém não foi possível, porque no dia do desfile eles tiveram seus instrumentos furtados. Essa situação foi informada à Belotur na época, mas o órgão não considerou cabível essa explicação e inabilitou o bloco para os demais carnavais”, disse Eduardo Bavose.
No ano passado, o bloco tentou se habilitar para desfilar no Carnaval,mas a Belotur não autorizou alegando que havia essa pendência em relação ao Carnaval de 2012.
“Por essa razão, a gente ingressou com um mandado de segurança e houve essa decisão favorável. O juiz entendeu que o órgão agiu com abuso de poder e, por essa razão, decidiu que o bloco poderia desfilar normalmente nesse ano, garantindo até o valor da do auxílio financeiro”, acrescentou o advogado.
A reportagem da 98 procurou a Belotur para obter um posicionamento sobre o assunto. Em nota, o órgão informou que “cumprirá a determinação do Poder Judiciário”.