PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos

Siga no

Fuad estava afastado da PBH desde janeiro para cuidar da saúde (Rodrigo Clemente/PBH)

Compartilhar matéria

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, morreu nesta quarta-feira (26/3), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela prefeitura da capital em nota enviada à imprensa.

“Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social”, informou a PBH.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O prefeito teve uma piora no quadro de saúde na noite dessa terça-feira (25/3) após sofrer uma parada cardiorrespiratória e desenvolver um caso de insuficiência renal aguda.

O prefeito estava internado no hospital Mater Dei desde 3 janeiro, quando apresentou um quadro de insuficiência respiratória. 

Fuad Noman se licenciou da prefeitura para tratamento médico no dia 4 de janeiro e, desde então, teve a licença médica renovada por períodos de 15 dias e o afastamento foi mantido. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem assume a PBH, agora em definitivo, é o vice Álvaro Damião (União Brasil). Detalhes do velório e do sepultamento de Noman ainda não foram divulgados.

Diagnóstico de câncer

Em julho de 2024, Noman recebeu o diagnóstico de linfoma não-Hodgkin, um câncer que tem origem nas células do sistema linfático. 

Em novembro, ele voltou a ser internado após sentir fortes dores nas pernas e ficou cinco dias no hospital. Dias após o resultado das eleições municipais, o prefeito comunicou que havia finalizado o tratamento contra o câncer com sucesso. 

Trajetória profissional

Fuad Noman foi um economista que passou por cargos públicos nas esferas federal, estadual e municipal. Nascido em BH em 30 de junho de 1947, ele acumulou passagens pelo Banco Central do Brasil, Ministério da Fazenda e Secretaria do Tesouro Nacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fuad também foi secretário da Fazenda durante o primeiro mandato de Aécio Neves como governador de Minas Gerais, de 2003 a 2007, e secretário de Transporte e Obras Públicas no segundo mandato, de 2007 a 2010. 

Na administração do governador Antonio Anastasia, Noman foi secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos. De 2017 a 2020, foi nomeado secretário de Fazenda de Belo Horizonte, durante a administração de Alexandre Kalil.

Nas eleições municipais de 2020, Fuad foi eleito vice-prefeito ao lado de Kalil e passou a assumir a chefia do Executivo municipal em 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo de prefeito da capital para se candidatar ao governo de Minas Gerais. O prefeito foi reeleito pelo Partido Social Democrático (PSD) com 53,76% dos votos válidos em outubro, na chapa com o candidato a vice-prefeito Álvaro Damião (União).

Leia a nota da PBH na íntegra

É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.

Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público.

Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.

Informações sobre o velório e homenagens serão divulgadas em breve.

Prefeitura de Belo Horizonte

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Nunes Marques rejeita pedido para barrar filme sobre Bolsonaro durante eleições

Bolsonaro deve ser mantido em prisão domiciliar por problemas de saúde

Lula lança crédito para motos e bikes elétricas e diz que entregadores deixam de ser ‘invisíveis’

Fachin reage à Justiça italiana e defende atuação do STF em condenação de Carla Zambelli

Flávio Bolsonaro chama camisa da Seleção de ‘camisa do Bolsonaro’

Lula sobre câncer de pele: Quero dizer para vocês que eu estou bem

Últimas notícias

Ancelotti admite ansiedade do Brasil contra o Marrocos, mas aprova atuação na estreia

Brasil estreia na Copa do Mundo com empate sem brilho diante do Marrocos

Mulher morre após ser lançada sem corda em salto de bungee jump

João Fonseca vence nas duplas e conhece adversário na estreia de simples do ATP de Halle

Homem é preso por tentativa de suborno durante exame da CNH em Curvelo

Taffarel justifica ausência de Fábio na Copa do Mundo: ‘Teve seu tempo’

BH tem sábado de trânsito intenso com estreia do Brasil na Copa, corrida e mais de 240 eventos

Motociclista morre em acidente na BR-381, em Nova Era

Trump anuncia morte de líder do Tren de Aragua em operação na Venezuela