Quem é Carlos Viana, candidato à Prefeitura de BH pelo Podemos

Por

Siga no

Rede 98

Compartilhar matéria

Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo Podemos nas Eleições 2024, Carlos Viana é jornalista por formação e senador por Minas Gerais desde 2019. O ex-apresentador e repórter também concorreu ao governo de Minas em 2022, ficando na terceira posição, com 7,23% dos votos.

Nascido em 1963, Carlos Viana é formado em jornalismo e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro de Pesquisas Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com passagens pela Rede Minas de Televisão, TV Globo Minas, TV Bahia e Rádio Itatiaia, atuando como repórter, Viana se destacou na imprensa mineira enquanto apresentador do jornal da TV Alterosa, em 1999. Cinco anos depois, o jornalista se mudou para os Estados Unidos para trabalhar como editor-chefe do National – The Brazilian Newspaper.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De volta ao Brasil em 2007, Viana foi contratado pela Rádio Itatiaia para apresentação do Plantão da Cidade. No mesmo período, atuou como âncora do Balanço Geral, programa de jornalismo e cobertura policial da TV Record Minas. Já em 2008, o jornalista assumiu o MG Record, sendo o apresentador do programa até 2018, mesmo ano em que deixou a Itatiaia.

Carlos Viana assumiu o cargo de senador da República em janeiro de 2019, após ter vencido as eleições do ano anterior com 3.568.658 votos. A outra vaga de Minas Gerais para o Senado foi ocupada por Rodrigo Pacheco, atual presidente da Casa Legislativa.

Em 2022, Viana concorreu ao cargo de governador de Minas Gerais pelo PL (Partido Liberal), o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O jornalista teve 783.800 votos e não foi eleito, ficando atrás de Romeu Zema, que conseguiu a reeleição, e de Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conheça as propostas de Carlos Viana

O plano de governo do candidato do Podemos prevê o retorno dos cobradores nos ônibus de Belo Horizonte. Na série de sabatinas A BH Que Queremos, realizada pela Rede 98, Viana reforçou a proposta. 

“Houve uma sobrecarga sobre os motoristas, que além de embarcar pessoas com deficiência, também precisam cobrar passagem e dar troco. Custa muito pouco, diante do subsídio que a prefeitura deu, trazer de volta nove mil cobradores de ônibus para facilitar a vida do motorista e das pessoas com deficiência”, afirmou.

Leia também: Carlos Viana defende mandar de volta moradores de rua que vieram do interior

Viana também comentou sobre a proposta de um Carnaval fora de época na capital mineira. Segundo o candidato, a intenção é promover o turismo e fomentar a economia municipal. “O Carnaval de BH traz muito retorno para a capital. A minha ideia é nós fazermos um Carnaval temporão no mês de outubro, uma outra festa apresentando BH para o restante do Brasil, junto com grandes festivais gastronômicos”, disse o senador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Carlos Viana apresentou ainda propostas para atender a população em situação de rua. Ele afirmou que pretende mandar as pessoas sem-teto que não são de BH para as suas cidades natais, caso elas manifestem esse interesse: “A minha ideia é abraçar essa população, saber quem é. É do interior? Quer voltar? Vamos mandar de volta pra cidade dele. Se o prefeito devolver, nós vamos acionar o Ministério Público”.

Leia também: Viana: ‘Custa pouco voltar com os cobradores nos ônibus’

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

MPMG investiga prefeito de Minas por nepotismo após filho assumir três secretarias

Lula sobre conversa com Trump: ‘Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica’

Lula se reúne com ministros do STF para tratar da indicação de substituto de Barroso

Kalil disputará o Governo de Minas em 2026 pelo PDT

Moraes manda soltar réu do 8/1 após erro judicial

Trump recebe Milei na Casa Branca para discutir ajuda financeira à Argentina

Últimas notícias

Sampaoli deixa Hulk no banco no último Atlético x Cruzeiro de 2025

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes

Dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço faz aniversário e torcida pede presente ‘especial’

O peso invisível do estresse na vida dos professores

Taxação dos super-ricos: Haddad defende medida global em carta ao FMI

‘Ladeira abaixo, alegria lá em cima’: Pampulha recebe 1° Festival de Carrinhos de Rolimã de BH

Conecta News: a inovação que nasce da simplicidade

Imersão Indústria em BH: 50 horas de conteúdo e cobertura especial da 98 News

Pensar é bom, agir é melhor: o poder da atitude com análise