PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Minas Gerais lança plano para ampliar doação e transplante de órgãos até 2029

Siga no

Compartilhar matéria

O sistema de doação e transplante de órgãos em Minas Gerais vai passar por uma grande reformulação nos próximos anos. O estado acaba de lançar um plano estadual que pretende organizar e ampliar todo o processo de captação, acesso e transplante até 2029. A proposta foi anunciada durante o encontro do MG Transplantes e deve impactar diretamente a vida de mais de 8 mil pessoas que atualmente aguardam por um órgão no estado.

De acordo com Omar Lopes Cansado, diretor do MG Transplantes, o objetivo é ambicioso: “Queremos ampliar o número de doadores, reduzir a fila de espera e garantir que mais pessoas tenham acesso ao transplante, especialmente nas regiões do interior.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O plano foi elaborado em conjunto com diversos órgãos, como a Secretaria Estadual de Saúde, o Conselho Estadual de Saúde e secretarias municipais. “Queremos dar maior visibilidade ao tema, levar informação à população e também capacitar os profissionais de saúde para que saibam como identificar um potencial doador”, explica.

Hoje, uma das principais barreiras para o aumento nas doações é a falta de informação. “Cerca de 45% das famílias recusam a doação quando são abordadas, muitas vezes por puro desconhecimento”, afirma o diretor. Entre os tabus mais comuns está o medo de que o diagnóstico de morte não seja confiável. “É um processo rigoroso, com confirmação de médicos diferentes e exames complementares. Só após essa confirmação é que a família é consultada.”

Outro ponto importante do plano é a expansão das comissões inter-hospitalares de doação, que atuam dentro dos hospitais para identificar potenciais doadores. “Queremos que todos os hospitais de maior porte tenham essa comissão, o que vai facilitar a notificação à central e agilizar os procedimentos”, afirma Omar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, o plano também quer melhorar o acesso da população aos serviços de transplante, especialmente em regiões mais distantes e com menor infraestrutura. “Há áreas em que nem conseguimos fazer o diagnóstico, o que inviabiliza qualquer chance de doação’, diz.

Cansado reforça que a mobilização de toda a sociedade é fundamental. “Transplante é vida. Precisamos falar mais sobre isso, tirar dúvidas e incentivar as conversas dentro das famílias. Hoje, temos mais chance de precisar de um órgão do que de sermos doadores. E só conseguimos mudar esse cenário com informação e solidariedade”, conclui.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Minas amplia diagnóstico da hanseníase com testes moleculares inéditos na rede pública

Conta de luz da Cemig ganha novo código de identificação em 2026; veja onde encontrar o seu

Bebê de 1 mês engasgado é salvo por policiais militares no Sul de Minas Gerais

Seis novos radares começam a multar nesta terça-feira no Sul de Minas

PRF intercepta ‘farmácia ilegal’ e iPhones 17 sem nota fiscal na BR-381

Voo direto entre Uberaba e Guarulhos conecta Triângulo ao maior hub do país 3 vezes por semana

Últimas notícias

Diretor do Atlético revela status de negociações com Juninho Capixaba e Maycon

‘O Cruzeiro precisa muito dele’: Spindel trata Kaio Jorge como ‘peça fundamental’ no projeto do clube

Conecta News: cibersegurança e o valor estratégico dos dados

Paulo Bracks confirma proposta por Rony, mas avisa: ‘não vamos rifar’

Moraes nega transferência de Bolsonaro a hospital; PL repudia decisão

Bracks abre o jogo sobre Hulk no Galo: ‘Ninguém do Atlético quer que ele saia’

Mineração com propósito: Política Social Way e o legado da Anglo American em Minas Gerais

Spindel destaca Matheus Pereira como pilar da busca do Cruzeiro por títulos em 2026

Ensaios de Carnaval BH 2026: Confira a agenda gratuita dos blocos por dia da semana