Febre nas redes sociais, o morango do amor ganhou um significado diferente para os moradores da cidade de Senador Amaral, no Sul de Minas Gerais. Nesta semana, a receita se tornou patrimônio imaterial do município.
“Agora o morango do amor está protegido por inventário municipal e torna um produto exclusivo de Senador Amaral. O sabor que nasce nas alturas de Minas, no alto das montanhas mineiras, nasceu em Senador Amaral a cidade pioneira no plantio do morango e torna o Morango do Amor, produto exclusivo da cidade”, comemorou a cidade.
O morango do amor é uma releitura da tradicional maçã do amor, muito produzida durante as festividades juninas. Se trata de um morango revestido com um brigadeiro branco e coberto por uma calda de açúcar com corante artificial vermelho.
Conhecida como a cidade mais alta de Minas Gerais, Senador Amaral é destaque nacional na produção de morangos. O município se define como “berço” do morango do amor, já que a sobremesa caiu nas graças das redes sociais após vencer o concurso gastronômico do Festival de Inverno de 2025 de Senador Amaral, realizado em junho.