Um gatinho adotado por funcionários da Embaixada do Brasil no Chile conquista fãs nas redes sociais ao longo dos últimos dias. Branquinho Errázuriz chegou ao Palácio de Errázuriz, em Santiago, como um gato de rua e logo foi ganhando mais espaço.
Fotos do bichano começaram a ser compartilhadas em agosto, em celebração ao Dia do Gato. De lá para cá, Branquinho ganhou uma legião de admiradores online.
“Hoje, graças ao cuidado e ao comprometimento da equipe, Branquinho leva uma vida saudável e tranquila: é um gato idoso (mais de 10 anos), castrado, vacinado e faz check-ups veterinários frequentes. Ele se alimenta de ração premium e, claro, seus “churus” (petisco cremoso para gatos)”, publicou a Embaixada nas redes sociais.
O gatinho entende tanto português, quanto espanhol, motivo pelo qual ele ganhou o carinho de brasileiros e chilenos. O felino, inclusive, ganhou um crachá por ajudar a receber os visitantes na Embaixada.
“Ele tem uma gravata, uma gravata borboleta tricolor chilena pronta para os feriados nacionais, um documento de identidade e dupla nacionalidade: chilena e brasileira”, disse o órgão.
“Assim como Branquinho une com carinho duas culturas, nós, da Embaixada do Brasil no Chile, continuaremos trabalhando todos os dias para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre nossos países”, finalizou a publicação.
🐾 Nuestro querido funcionario felino de la Embajada de Brasil en Chile, Branquinho Errázuriz, ha conquistado las redes sociales y los corazones de muchos, luego de que sus fotos e historia fueran publicadas por medios como Radio Biobío, Meganoticias, The Clinic y CNN Chile. Pero… pic.twitter.com/LBktAxMx4A
— Embajada de Brasil en Chile 🇧🇷🇨🇱 (@EmbBrasilChile) September 12, 2025