O lateral Paulo Henrique marcou seu primeiro gol pela Seleção Brasileira já em seu segundo jogo com a Amarelinha. Durante o amistoso contra o Japão, realizado nesta terça (14/10) em Tóquio, o vascaíno finalizou com precisão após jogada coletiva, coroando o bom momento na carreira.
Apesar do destaque positivo, nem sempre o jogador viveu momentos em alta. Paulo Henrique teve uma passagem discreta pelo Atlético em 2023, quando não conseguiu render o esperado.
Contratado sem custos junto ao Juventude e apontado como um dos atletas mais rápidos do país — chegando a atingir 37 km/h em uma partida de 2021 —, ele disputou apenas três jogos pelo Galo no Campeonato Mineiro e ainda ficou em duas partidas no banco de reservas.
🤔 Quero ver se você consegue printar a nova contratação do #Galo…
— Atlético (@Atletico) January 3, 2023
O homem é rápido demais!
Foto: Fernando Alves / Juventude pic.twitter.com/3jqiwwxSfP
No período, enfrentou Caldense, Ipatinga e Patrocinense, mas teve desempenho abaixo das expectativas, sendo posteriormente negociado por empréstimo com o Vasco e, em seguida, contratado em definitivo pelo Cruzmaltino.
No clube carioca, Paulo Henrique reencontrou o bom futebol e se tornou titular absoluto sob diferentes treinadores. Sob o comando de Fernando Diniz, o lateral se destacou e chegou à Seleção Brasileira. Na atual temporada, soma 47 jogos, quatro gols e cinco assistências — números expressivos para a posição e que o colocam entre os destaques do futebol brasileiro.
Ele foi convocado por Carlo Ancelotti como substituto de Wesley, cortado após lesão em jogo da Roma.