PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Terras-raras são destaque no Imersão Indústria: grupo de elementos já faz parte do nosso dia a dia

Siga no

Terras raras (Camila Cunha/Agência Gov)

Compartilhar matéria

As terras-raras foram destaque no primeiro dia do Imersão Indústria, evento promovido pela Fiemg em Belo Horizonte. Em entrevista à 98 News, Estevan Nicolini, da empresa Viridis, explicou que esses 17 elementos químicos têm papel fundamental em tecnologias voltadas à transição energética, como turbinas eólicas, carros elétricos e baterias de celulares.

Durante a conversa, Nicolini demonstrou a força do neodímio, um dos elementos mais importantes desse grupo, destacando seu uso em ímãs de alta performance. O tema reforça como os minerais estratégicos ganham cada vez mais espaço nas discussões sobre inovação e sustentabilidade industrial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atenção do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (16) da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), que foi criado em 2022, mas ainda não havia sido instalado. O órgão foi idealizado para planejar políticas de exploração mineral, inclusive dos chamados minerais críticos e terras-raras, que atualmente são fonte de tensão entre a China e os Estados Unidos.

O Conselho será formado por representantes de 18 ministérios sob a presidência do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Na reunião de abertura, ao lado de Lula, Silveira destacou o papel do conselho, que será equivalente ao papel exercido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

“Esse conselho tem exatamente as mesmas atribuições do CNPE, e vai deliberar sobre o norteamento das políticas públicas acerca do setor mineral do país, dando condições para a agência reguladora [Agência Nacional da Mineração]. A partir daí, irá implementar essas políticas públicas, em especial, nesse momento, onde o mundo debate com tanto vigor a importância dos minerais críticos e estratégicos para a descarbonização, para a transição energética, a segurança alimentar, enfim, para a soberania nacional”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A íntegra da reunião foi fechada à imprensa e o presidente saiu da sede do Ministério de Minas e Energia (MME) sem falar com jornalistas.

O CNPM deve aprovar o Plano Nacional de Mineração para os anos de 2025 a 2050. Segundo o MME, o colegiado vai discutir minerais críticos e estratégicos, mineração sustentável, segurança energética e alimentar.

Minerais críticos

Os minerais críticos são recursos essenciais para setores estratégicos, como tecnologia, defesa e transição energética, cuja oferta está sujeita a riscos de escassez ou dependência de poucos fornecedores. Eles incluem elementos como lítio, cobalto, níquel e terras-raras, fundamentais para baterias de veículos elétricos, turbinas eólicas, painéis solares e semicondutores.

De acordo com o Instituto Brasileira da Mineração (Ibram), entidade que representa o setor privado, o Brasil possui cerca de 10% das reservas mundiais desses elementos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (15), o ministro Alexandre Silveira afirmou ter sido convidado para discutir a exploração de minerais críticos com o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright.

Após encontro de Lula com o presidente norte-americano Donald Trump, os países vêm dialogando para superar a taxação imposta pelos Estados Unidos contra o Brasil e a exploração de minérios pode entrar no bojo de uma negociação entre os países.

Com informações de Agência Brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Candidatos do CNU realizam prova discursiva hoje

TSE encerra Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas

Por unanimidade, STF condena 5 PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

Bolsonaro escolhe Flávio como candidato à Presidência em 2026

Exame toxicológico na CNH: tire dúvidas sobre as novas regras para carros e motos

LDO 2026: Congresso aprova diretrizes orçamentárias com calendário de emendas e superávit

Últimas notícias

Dark Horse: Jim Caviezel surge com visual de Bolsonaro para novo filme

Ônibus de graça em BH: veja como embarcar com ou sem o cartão BHBus

Álvaro Damião anuncia gratuidade nos ônibus de BH aos domingos e feriados

Carlos Viana recebe alta da UTI e tem quadro estável após retirada de tumor

Flávio Bolsonaro diz que candidatura ao Planalto tem ‘preço’ e indica negociar anistia

Rayssa Leal conquista quarto título consecutivo do Super Crown

Barco vira com três casais e homem desaparece no Rio Grande no Sul de Minas

Zema assume presidência do Cosud e defende uso de impostos das ‘bets’ na segurança pública

Corredora faz história como 1ª mineira a vencer a Volta Internacional da Pampulha