PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Raio-X da Série B: Atletiba na Série A em 2026; Chape e Remo também voltam a elite

Siga no

Coritiba comemora o título da Série B. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

Compartilhar matéria

O Campeonato Brasileiro da Série B 2025 terminou neste domingo (23). Como acontece frequentemente, algumas surpresas positivas surgiram para encerrar a segundona nacional com fortes emoções para os torcedores

Equipes tradicionais da Série A retornaram a elite, como Coritiba e Athletico-PR, e outras ficaram fora, como Goiás e Criciúma. Na parte de baixo da tabela, o Paysandu, que tem ótima média de público jogando em casa, caiu para a Série C nacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Teremos Atletiba na Série A em 2026

No G-4, alguns favoritismos se confirmaram, como as voltas de Coritiba, campeão da Série B, e o Athletico-PR, sendo vice-campeão. Contudo, a Série A terá o retorno de algumas equipes que andavam sumidas da elite do futebol brasileiro.

Após quatro anos, a Chapecoense confirmou o retorno com a vitória sobre o Atlético-GO, na Arena Condá, por 1 a 0. A última vaga ficou com o Remo, que venceu o Goiás na “decisão” pela quarta posição, por 3 a 1, de virada. A equipe paraense volta a elite do futebol brasileiro depois de 31 anos. A última vez que o Leão Azul esteve na Série A foi em 1994. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Chape retorna à Série A depois de quatro anos. O Remo volta depois 31 anos ausente. (Fotos: Rafael Bressan/ACF e Samara Miranda/Remo)

Passagem para a Série C reuniu três times para uma “vaga

Assim como aconteceu no G-4, a disputa contra o rebaixamento também foi emocionante até as últimas rodadas. Porém, diferentemente do que aconteceu na parte de cima da tabela, onde quatro equipes entraram em campo buscando o acesso, três times já estavam rebaixados ao final da penúltima rodada: Paysandu (20º), Volta Redonda (19º) e Amazonas (18º).

Com isso, Athletic Club, Botafogo-SP e Ferroviária lutaram para não cair até a última rodada. A equipe mineira se salvou na última rodada ao vencer o Paysandu, por 2 a 1, em casa. Na rodada anterior, o Papão já havia decretado o descenso do Amazonas. Mesmo se não tivesse vencido, o time são-joanense se salvaria, porque Ferroviária e Botafogo-SP não venceram seus compromissos. 

Com gols de Alessio da Cruz, Athletic vira sobre o Paysandu e fica na Série B

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma vitória poderia salvar a Ferroviária do rebaixamento. Contudo, a equipe paulista perdeu para o Operário-PR e salvou o Botafogo, que não saiu de um empate com o Avaí, em Ribeirão Preto.

Atacante cabo-verdiano Alessio da Cruz marcou os gols do Athletic contra o Paysandu (Foto: Fernanda Trindade/Athletic)

Candidatos ao acesso navegam e “morrem na praia”; América faz campeonato ruim

Do quinto até o 16º, algumas reviravoltas aconteceram durante o campeonato. Equipes candidatas ao acesso à Série A e que se colocaram fortes ao G-4, “nadaram e morreram na praia”, como diz a música. 

Criciúma (5º), Goiás (6º) e Novorizontino (7º) sonharam com o acesso, mas tropeçaram no caminho. O Goiás, talvez, seja o time que mais tem a lamentar. O esmeraldino chegou a liderar a Série B por um bom tempo e até virou o turno para o returno na ponta da tabela, abrindo dez pontos para o quinto colocado. No entanto, a segunda parte da Série B da equipe esmeraldina encontrou oscilações e o que parecia ser impossível, se concretizou e a equipe goiana ficou fora do G-4. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Assim como aconteceu no ano passado, o Novorizontino namorou com o G-4 e até sonhou com o acesso, mas faltou fôlego na reta final para tornar o sonho uma realidade. O Criciúma também lutou pelo acesso e entrou na última rodada dependendo somente dele para chegar a elite. Porém, perdeu para o Cuiabá e viu o Remo atingir o objetivo ao vencer o Goiás. 

Outros times, com potencial e camisa para chegar na parte de cima, realizaram um campeonato oscilante e disputaram como figurantes, casos de Atlético-GO, Avaí e Cuiabá. 

América perde para o Athletico-PR e encerra a participação na Série B do Brasileirão

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sempre presente na lista de favoritos, o América decepcionou seus torcedores. Em grande parte do campeonato, o Coelho sequer ficou perto do G-4, e ainda lutou contra o rebaixamento, chegando a entrar no Z-4. Erros administrativos e resultados ruins, tornaram a Série B da equipe mineira bastante instável. Um dos complicadores da equipe mineira foi ter ficado mais de dois meses sem vencer um jogo na competição

Com a chegada de Alberto Valentim, o América reencontrou a confiança e o caminho das vitórias, deixando o Z-4 terminando em 14º, com 46 pontos. Com a campanha deste ano, a caminhada para 2026 tende a ser ainda mais difícil, pois encontrará fortes concorrentes na própria Série B, além das equipes rebaixadas da primeira divisão.

Compartilhar matéria

Siga no

Vinícius Silveira

Produtor, repórter, narrador e apresentador pela Rádio 98 FM desde 2018, é formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), com graduação entre 2012 e 2015. Acumula passagens por outras emissoras de rádio AM e FM, e jornais de Belo Horizonte.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

América recebe o Criciúma no Independência

CBF anuncia volta do Brasileirão ainda com a Copa rolando e acaba com jogos tarde aos domingos

Fluminense anuncia retorno de zagueiro Thiago Silva: ‘algumas histórias nunca vão ter fim’

América anuncia a contratação do zagueiro Luca Sosa, ex-Barcelona-EQU

América terá desfalque importante contra o Criciúma; Saiba mais

Vitória sobre o Fortaleza quebra jejuns indesejados no América

Últimas notícias

O PL mineiro entre a prudência pública e a confusão dos bastidores

Bolsonaro presta depoimento sobre arma apreendida; Moraes decidirá sobre prisão domiciliar

Mick Jagger sugere que os Rolling Stones podem voltar à estrada em 2027 com nova turnê mundial

Deschamps é ausência na seleção francesa após morte da mãe

BH terá vacinação contra gripe no Mercado Distrital do Cruzeiro nesta quarta-feira

Governo lança nova fase do Programa Nacional Celular Seguro; entenda

‘Estou de volta!’: Cristiano Ronaldo se emociona após ‘desencantar’ na Copa de 2026

Casa de pai de Daniel Vorcaro é alvo de furto em condomínio de luxo em Nova Lima

Condenado por racismo, Rodrigo Branco se desculpa; web se divide