PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Damião defende ‘SUS do transporte público’ e diz que movimento por ônibus grátis é legítimo

Siga no

Damião reconheceu a legitimidade das mobilizações sociais pelo passe livre, mas defendeu que a conta precisa ser arcada pelo Governo Federal (98 News/Divulgação)

Compartilhar matéria

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), afirmou que a política de gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados, o programa “Catraca Livre”, é uma iniciativa exclusiva da atual gestão e não tem relação com o movimento pela Tarifa Zero que ganhou força na capital nos últimos meses.

Segundo o prefeito, o projeto foi concebido antes mesmo de ele assumir o cargo. “O Catraca Livre é um programa criado por mim em parceria com a Câmara de Vereadores. Eu já pensava nisso desde que entrei na prefeitura. Ano passado, antes mesmo de ser prefeito, eu já falava disso com o prefeito Fuad. Não tem nada a ver com o movimento pelo ônibus gratuito”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Damião reconheceu a legitimidade das mobilizações sociais pelo passe livre, mas defendeu que a conta precisa ser arcada pelo Governo Federal.

“O movimento é legítimo e pode ser melhorado, mas tem que ser bancado pela União. Não venham empurrar para a empresa, porque ela sai da cidade. E não venham empurrar para a prefeitura, porque a prefeitura quebra”, disse, ao afirmar que a capital não teria condições de absorver custos estimados em mais de R$ 1 bilhão.

O prefeito relatou conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a criação de um modelo nacional de financiamento. Segundo ele, o país deveria adotar um sistema semelhante ao do SUS para o transporte coletivo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Para mim, o transporte público deveria funcionar nos mesmos moldes do SUS. Eu dei uma entrevista em Brasília representando a Frente Nacional de Prefeitos dizendo que nós tínhamos que ter o ‘SUS do transporte público’, para todo mundo no Brasil inteiro, bancado pelo Governo Federal.”

Damião afirmou que continuará articulando em Brasília para viabilizar o modelo e reforçou que vê a participação federal como a única forma sustentável de garantir avanços estruturais na tarifa zero.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Metrô de BH terá nove estações fechadas neste fim de semana; veja alternativas

Defensoria de Minas lança Escola de Masculinidades para adolescentes em BH

BH terá Dia D da Multivacinação com 155 pontos abertos neste sábado

Regional de BH tem sensação térmica de -6,2°C e capital registra uma das manhãs mais frias de 2026

Carro cai em córrego após acidente no Riacho das Pedras, em Contagem

Sem palanque em MG e em meio a nova crise, Lula volta a Belo Horizonte nesta sexta-feira

Últimas notícias

Com gol relâmpago, Marrocos derrota Escócia pelo grupo do Brasil

Ancelotti promove duas mudanças na Seleção Brasileira contra o Haiti

TRE-PR dá vitória a Pedro Rousseff e derruba multa por postagem sobre Deltan Dallagnol

Moraes autoriza que Bolsonaro preste depoimento sobre arma apreendida pela Polícia Civil

Boeing 747 de luxo vira novo Air Force One dos Estados Unidos

Itaú vence leilão da folha de pagamento do Estado e pagará R$ 2,18 bilhões a Minas

Moraes vota contra, mas STF forma maioria para manter perdão a partidos por descumprimento de cotas

Folha de pagamento do Estado é vendida por R$ 2,18 bi

Mais de 25 milhões de brasileiros usam bets ilegais e ministro diz que governo vai reter fundos