O cinema brasileiro teve um desempenho histórico no anúncio das pré-listas (shortlists) do Oscar 2026, realizado nesta terça-feira (16/12) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O país avançou em quatro categorias diferentes, com destaque para a ficção, documentário e a inédita disputa em direção de elenco.
O longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, confirmou o favoritismo e é um dos 15 semifinalistas a Melhor Filme Internacional. A produção também surpreendeu ao garantir vaga na pré-lista de Melhor Direção de Elenco (Casting), categoria que estreia nesta edição da premiação.
Documentário e curta
A cineasta Petra Costa, indicada em 2020 por Democracia em Vertigem, segue na corrida por uma nova estatueta. Seu filme “Apocalipse nos Trópicos” avançou entre os 15 selecionados para Melhor Documentário de Longa-Metragem.
Na categoria de Curta-Metragem em Live Action, o Brasil é representado por “Amarela”. O filme de André Hayato Saito, que retrata a vivência de uma nipo-brasileira na final da Copa do Mundo de 1998, garantiu seu lugar na próxima fase.
Fotografia brasileira
A presença nacional se estende às categorias técnicas através de Adolpho Veloso. O diretor de fotografia brasileiro assina a cinematografia do filme norte-americano Train Dreams (Sonhos de Trem), que figura entre os finalistas de Melhor Fotografia, disputando com produções como Nosferatu e Wicked.
A lista final com os cinco indicados de cada categoria será revelada em 22 de janeiro.
Raio-X: Oscar 2026
O desempenho do Brasil e os gigantes técnicos
O Agente Secreto
Filme InternacionalO Agente Secreto
Direção de ElencoApocalipse nos Trópicos
DocumentárioAmarela
Curta Live ActionTrain Dreams
Fotografia (Adolpho Veloso)| Filme | Efeitos | Som | Make/Hair | Trilha |
|---|---|---|---|---|
| Wicked: For Good | ● | ● | ● | ● |
| Sinners | ● | ● | ● | ● |
| Frankenstein | ● | ● | ● | ● |
| Avatar: Fire & Ash | ● | ● | — | ● |
Lista completa e oficial dos pré-indicados (shortlists) ao Oscar 2026
1. Categorias de Longas-Metragens
Melhor Filme Internacional
- Alemanha, “Sound of Falling”
- Argentina, “Belén”
- Brasil, “The Secret Agent” (O Agente Secreto)
- Coreia do Sul, “No Other Choice”
- Espanha, “Sirât”
- França, “It Was Just an Accident”
- Índia, “Homebound”
- Iraque, “The President’s Cake”
- Japão, “Kokuho”
- Jordânia, “All That’s Left of You”
- Noruega, “Sentimental Value”
- Palestina, “Palestine 36”
- Suíça, “Late Shift”
- Taiwan, “Left-Handed Girl”
- Tunísia, “The Voice of Hind Rajab”
Melhor Documentário (Longa-Metragem)
- 2000 Meters to Andriivka
- Apocalypse in the Tropics (Apocalipse nos Trópicos) – Produção brasileira (Dir. Petra Costa)
- Coexistence, My Ass!
- Come See Me in the Good Light
- Cover-Up
- Cutting through Rocks
- Folktales
- Holding Liat
- Mistress Dispeller
- Mr. Nobody against Putin
- My Undesirable Friends: Part 1 – Last Air in Moscow
- Seeds
- The Alabama Solution
- The Perfect Neighbor
- Yanuni
2. Categorias Musicais
Melhor Canção Original
- “As Alive As You Need Me To Be” – Tron: Ares
- “Dear Me” – Diane Warren: Relentless
- “Dream As One” – Avatar: Fire and Ash
- “Drive” – F1
- “Dying To Live” – Billy Idol Should Be Dead
- “Golden” – KPop Demon Hunters
- “Highest 2 Lowest” – Highest 2 Lowest
- “I Lied To You” – Sinners
- “Last Time (I Seen The Sun)” – Sinners
- “No Place Like Home” – Wicked: For Good
- “Our Love” – The Ballad of Wallis Island
- “Salt Then Sour Then Sweet” – Come See Me in the Good Light
- “Sweet Dreams Of Joy” – Viva Verdi!
- “The Girl In The Bubble” – Wicked: For Good
- “Train Dreams” – Train Dreams
Melhor Trilha Sonora Original
- A House of Dynamite
- Avatar: Fire and Ash
- Bugonia
- Captain America: Brave New World
- Diane Warren: Relentless
- F1
- Frankenstein
- Hamnet
- Hedda
- Jay Kelly
- Marty Supreme
- Nuremberg
- One Battle after Another
- Sinners
- Sirât
- Train Dreams
- Tron: Ares
- Truth and Treason
- Wake Up Dead Man: A Knives Out Mystery
- Wicked: For Good
3. Categorias Técnicas
Melhores Efeitos Visuais
- Avatar: Fire and Ash
- F1
- Frankenstein
- Jurassic World Rebirth
- Sinners
- Superman
- The Electric State
- The Lost Bus
- Tron: Ares
- Wicked: For Good
Melhor Som
- Avatar: Fire and Ash
- F1
- Frankenstein
- Mission: Impossible – The Final Reckoning
- One Battle after Another
- Sinners
- Sirât
- Springsteen: Deliver Me from Nowhere
- Superman
- Wicked: For Good
Melhor Maquiagem e Cabelo
- Frankenstein
- Kokuho
- Marty Supreme
- Nuremberg
- One Battle after Another
- Sinners
- The Alto Knights
- The Smashing Machine
- The Ugly Stepsister
- Wicked: For Good
Melhor Fotografia
- Ballad of a Small Player
- Bugonia
- Die My Love
- F1
- Frankenstein
- Hamnet
- Marty Supreme
- Nouvelle Vague
- One Battle after Another
- Sentimental Value
- Sinners
- Sirât
- Song Sung Blue
- Sound of Falling
- Train Dreams – Fotografia do brasileiro Adolpho Veloso
- Wicked: For Good
Melhor Direção de Elenco (Casting)
- Frankenstein
- Hamnet
- Marty Supreme
- One Battle after Another
- Sentimental Value
- Sinners
- Sirât
- The Secret Agent (O Agente Secreto)
- Weapons
- Wicked: For Good
4. Curtas-Metragens
Melhor Curta-Metragem de Animação
- Autokar
- Butterfly
- Cardboard
- Éiru
- Forevergreen
- Hurikán
- I Died in Irpin
- Playing God
- Retirement Plan
- Snow Bear
- The Girl Who Cried Pearls
- The Night Boots
- The Quinta’s Ghost
- The Shyness of Trees
- The Three Sisters
Melhor Curta-Metragem em Live Action
- A Friend of Dorothy
- Ado
- Amarela – Brasil (Dir. André Hayato Saito)
- Beyond Silence
- Butcher’s Stain
- Butterfly on a Wheel
- Dad’s Not Home
- Extremist
- Jane Austen’s Period Drama
- Pantyhose
- Rock, Paper, Scissors
- The Boy with White Skin
- The Pearl Comb
- The Singers
- Two People Exchanging Saliva
Melhor Documentário (Curta-Metragem)
- All the Empty Rooms
- All the Walls Came Down
- Armed Only with a Camera: The Life and Death of Brent Renaud
- Bad Hostage
- Cashing Out
- Chasing Time
- Children No More: “Were and Are Gone”
- Classroom 4
- Heartbeat
- Last Days on Lake Trinity
- On Healing Land, Birds Perch
- Perfectly a Strangeness
- Rovina’s Choice
- The Devil Is Busy
- We Were the Scenery
