O Atlético vai dar oportunidades a jovens jogadores das categorias de base no início do Campeonato Mineiro. Em entrevista exclusiva à Rede 98, nesta segunda-feira (22/12), Leandro Zago, treinador do Sub-20 do Galo, deu detalhes sobre a integração dos atletas ao elenco profissional no início da temporada.
“Nós vamos conseguir alimentar o profissional com oito jogadores que vão participar da pré-temporada. A gente está indo para a Copa São Paulo, teoricamente, com o time B, porque o nosso time A fica com o Sampaoli. Ele escolheu alguns jogadores que vão ficar.”
Os jogadores escolhidos por Sampaoli já foram divulgados pelo Atlético. São eles: Luis Gustavo (lateral-direito), Kauã Pascini (lateral-esquerdo), Samuel (zagueiro), Igor Toledo (volante), Cissé (volante), Hendel (Índio) (meio-campista), Murillo (atacante) e Cauã Soares (atacante). O zagueiro Vitão, que já integrava o elenco profissional, também receberá oportunidades no início do ano que vem.
Todos os jogadores têm menos de 20 anos de idade e fizeram parte do elenco Sub-20, semifinalista da Copa do Brasil da categoria, além do Sub-17, campeão brasileiro.
Para melhorar o desempenho dos atletas e aumentar as chances de oportunidades no início de 2026, Zago revelou que os oito jogadores terão menos dias de férias e permanecerão na Cidade do Galo até esta terça-feira (23/12), reapresentando-se com o restante do elenco no dia 2 de janeiro.
“As programações são isoladas. A gente, do Sub-20, vai ter a nossa da Copa São Paulo, e aqueles oito vão fazer parte desse processo do início do Campeonato Mineiro. Imagino que o Sampaoli deve aproveitar algumas semanas para ganhar semanas cheias de treino. Acredito que os meninos vão chegar.”
“Tanto que esses oito estão comigo treinando. Eles vão ficar até amanhã treinando. Não demos férias cheias para eles chegarem melhor fisicamente, para terem um nível de concorrência melhor com os profissionais.”
Sem Veneno e Mosquito
Destaques do Sub-17 do Galo e nomes que geram grande expectativa para o futuro do Atlético, Veneno e Mosquito foram ausências sentidas pelos torcedores atleticanos na lista de integração para 2026. No entanto, Zago esclareceu que os jovens receberão oportunidades na Copa São Paulo de Futebol Júnior da próxima temporada, disputada entre os dias 2 e 25 de janeiro.
O que diz Sampaoli?
Na última entrevista da temporada, Sampaoli confirmou que o Atlético já tem uma projeção de utilização do elenco para o próximo ano. Segundo ele, o Galo terá três equipes no início da temporada, visando o Mineiro, o Brasileirão e a promoção de jovens talentos.
“Ter a possibilidade de ter dois times: um que se prepare para o Brasileiro e outro que compita no Mineiro, em um primeiro momento. E ter também um terceiro, com jogadores jovens, de projeção, que podem dar ao clube a possibilidade de um futuro. Teremos, como organização, três times, e todos terão preparações diferentes para o ano que vem.”
No início do ano, o Galo vai disputar o Campeonato Mineiro e o Campeonato Brasileiro simultanemante. O estadual começa no dia 11 de janeiro, quando o Atlético estreia contra o Betim. Já o Brasileiro começa no dia 28 de janeiro, e o Galo estreia contra o Palmeiras.
Clique aqui e assista a entrevista na íntegra.
