A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nessa terça-feira (23/12), a proibição imediata da comercialização e da publicidade de todos os medicamentos das marcas Needs e Bwell. Ambas são marcas próprias do grupo Raia Drogasil (RD Saúde) e são ofertadas nos sites e lojas das redes Drogasil e Droga Raia.
A medida publicada no Diário Oficial é abrangente: vale para todos os medicamentos das duas marcas, independentemente do lote, e se estende a qualquer veículo de comunicação que faça propaganda desses produtos.
O motivo da proibição
Segundo a agência reguladora, a Raia Drogasil não possui autorização para produzir medicamentos, o que torna os produtos irregulares sob a ótica sanitária. Para a Anvisa, a licença de fabricação é uma etapa obrigatória e inegociável para garantir a eficácia, segurança e qualidade do que chega ao consumidor.
A decisão suspende não apenas a venda direta, mas também qualquer ação de marketing relacionada aos medicamentos dessas linhas.
Raia Drogasil contesta
Em nota oficial, o grupo RD Saúde rebateu a decisão da Anvisa. A empresa argumenta que não fabrica os produtos diretamente, mas terceiriza a produção para indústrias farmacêuticas que são devidamente licenciadas e autorizadas pela própria agência.
“Os produtos das duas marcas estão devidamente registrados na agência reguladora. A empresa vai detalhar seus procedimentos em recurso administrativo a ser apresentado à Anvisa”, afirmou a companhia, garantindo que segue rigorosamente as normas regulatórias.
