PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem foi Constantino Júnior, fundador da Gol e pioneiro da aviação de baixo custo no Brasil

Siga no

Constantino de Oliveira Júnior, fundador e presidente do Conselho de Administração da Gol, morreu na manhã deste sábado (Eduardo Viana/GOL)

Compartilhar matéria

Constantino de Oliveira Júnior, fundador e presidente do Conselho de Administração da Gol, morreu na manhã deste sábado, aos 57 anos, em decorrência de um câncer. Ele estava internado na capital São Paulo. O empresário mineiro foi um dos responsáveis por popularizar a aviação no Brasil ao apostar no modelo de baixo custo, introduzindo o conceito de “custo baixo, tarifa baixa” no País.

“Neste dia de enorme tristeza, a companhia se solidariza com os familiares e amigos, expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado”, disse a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, em nota. Constantino Júnior e a família constituíram a companhia aérea há 25 anos. “Os princípios estabelecidos por seu fundador fizeram a companhia crescer e hoje fazer parte de um grupo internacional”, acrescenta a empresa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na manhã deste sábado, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lamentou a morte de Constantino Júnior em publicação no X. “É com muita tristeza que recebo a notícia da morte de Constantino Júnior. Sua trajetória à frente da Gol teve um papel decisivo no fortalecimento da aviação brasileira, ampliando conexões, oportunidades e o desenvolvimento do setor no País. Deixa um legado importante e duradouro. Meus sentimentos à família, amigos e colegas.”

Nascido em Patrocínio (MG) e filho de Nenê Constantino, empresário do setor de transportes, Constantino Júnior cursou Administração de Empresas na Universidade do Distrito Federal e participou do Programa Executivo de Gestão Corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships em Yokohama, no Japão. Antes de fundar a Gol, ocupou o cargo de diretor na Comporte Participações, empresa que controla diversas companhias de transporte terrestre de passageiros, de 1994 a 2000.

Em 2001, o executivo apaixonado por aviação assumiu o cargo de diretor-presidente (CEO) da companhia aérea e, em 2004, tornou-se membro do conselho de administração, acumulando ambas as funções até 2012. Ainda em 2004, Constantino estreou as ações da Gol nas Bolsas de Valores de São Paulo e de Nova York. Em 2012, ele assumiu como presidente do Conselho de Administração, cargo que ocupava até o momento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ele também era membro do Conselho de Administração e um dos fundadores do Grupo ABRA, onde atuava como presidente do Conselho de Administração.

A Gol lembra que Constantino Júnior foi escolhido como “Executivo de Valor” em 2002 e 2001 pelo jornal Valor Econômico, e como “Executivo Líder” no setor de logística em 2003 pelo jornal Gazeta Mercantil, além de ter sido nomeado “Executivo Ilustre” na categoria Transporte Aéreo na premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA, em 2008.

Ele também era apaixonado por automobilismo e foi piloto na Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, chegando a ser vice-campeão na categoria em 2008, e campeão em 2011.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Morre Constantino de Oliveira Júnior, fundador da Gol, aos 57 anos

Prêmio de R$ 63 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado

Moraes determina retirada de acampamentos nos arredores da Papuda

Bolsa supera 178 mil pontos e tem melhor semana desde abril de 2020

Fiemg lidera coalizão empresarial mineira em favor da estabilidade institucional e liberdade

Daniel Vorcaro confessa à PF crise de liquidez no Banco Master e uso do FGC como pilar de negócio

Últimas notícias

Atlético fica perto de vender Rony para o Corinthians; veja valores

Onça-parda ferida após atropelamento é resgatada pelos bombeiros em Minas Gerais

Além de Atlético x Cruzeiro, outros sete clássicos movimentam o domingo de futebol; saiba o horário e onde assistir

Novo recurso do WhatsApp permite traduzir mensagens em vários idiomas

Chuva dá o tom do fim de semana em BH, mas deve dar trégua já nos próximos dias

‘Trump quer criar nova ONU’, diz Lula sobre Conselho de Paz

‘Mais importante do que o pré-jogo vai ser a entrega do estádio’, diz CEO do Atlético sobre clássico

Possível Atlético x Cruzeiro: final do Mineiro terá torcida 50/50? Diretor da FMF responde 

Conecta News: tecnologia como ponte para a diversidade e inclusão